domingo, 15 de janeiro de 2012

Nina Rodrigues será o batalhão folclórico do Maranhão no desfile da Beija-Flor


Concita Braga e o boi de orquestra famoso pelo cordão das índias
     Nos bastidores esquenta a especulação: está escolhido o grupo de bumba-meu-boi que irá desfilar na escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Será o Boi de Nina Rodrigues, do sotaque de orquestra, que se notabilizou junto ao público nos arraias juninos de São Luís pela formosura de suas índias, exibida em indumentárias estilizadas.
    Concita Braga, dona do boi, é freguesa do Vale Festejar, projeto bancado pela mineradora à pedido dos Sarneys,  e de outros arraiais organizados pela governadora Roseana Sarney e governo do Estado.
    O secretário de estado da Cultura, Luiz Henrique Nazaré Bulcão, mantém a escolha sob sigilo. Não diz quem, nem quanto custará ao erário a representação folclórica no desfile da escola que homenageará "de graça" São Luís.
    Boa parte da caravana maranhense que desfilará na escola do Rio de Janeiro neste carnaval será subsidiada pelo poder público. O secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad, também organiza um trupe para desembarcar na Marquês de Sapucaí. Tudo vitaminado pelos cofres da viúva.
    Os donos dos bois, por outro lado, estão de olhos postos nas fogueiras de junho. No sábado que vem, 21 de janeiro, eles realizam a segunda reunião no Parque Folclórico da Vila Palmeira, comandado pelo vereador Astro de Ogum, para discutir o patrocínio oficial dos festejos deste ano. As associações querem que a governadora aumente o "investimento". No ano passado chiaram com a quantia. Ficaram apenas no esperneio. Em ano eleitoral o boi urra amplificado, mas a toada de encomendada está entalada no gogó de dez em cada dez cantadores.