domingo, 22 de janeiro de 2012

Petistas de Belém (PA) dão lição de democracia para PT do Maranhão

    Este domingo será de muita agitação e expectativa para os militantes do PT em Belém. Dos 14.012 filiados, espera-se que os 9.011 que são aptos a votar decidam em primeiro turno, o nome do candidato petista à Prefeitura de Belém nas próximas eleições. Os pré-candidatos são o deputado federal Cláudio Puty (Democracia Social-DS), o deputado estadual Carlos Bordalo (Articulação Socialista- AS), o vereador Prof. Alfredo Costa (Articulação Unidade na Luta-AUL), o Prof. Fábio Pessoa (Articulação de Esquerda-AE), o delegado aposentado João Moraes (Movimento Solidariedade-MS) e o ex-vereador Paulo Gaya (Independente). Ao todo serão 45 urnas distribuídas em 19 locais de votação nos diversos distritos de Belém, incluindo Mosqueiro, Guamá, Sacramenta, Bengui, Icoaraci e Outeiro.
    Atualmente, o PT é o único partido a realizar prévias para a escolha do candidato. Caso nenhum dos pré-candidatos alcance pelo menos 50% mais um dos votos dos filiados, haverá um segundo turno no dia 5 de fevereiro. A apuração dos votos será na sede do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, na avenida Gaspar Viana, nº 206.
DEBATES
    As prévias do partido começaram no início do ano, com a realização de debates em oito áreas de Belém – Mosqueiro, Entroncamento, Guamá, Icoaraci, Bengui, Outeiro, Sacramenta e Centro, respectivamente. O último foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Pará, na quinta-feira.
    Ao todo foram oito encontros onde a militância do PT fez uma avaliação sobre os principais problemas de cada distrito e da cidade, como o caos no trânsito, a crise na saúde, questões sobre regularização fundiária, e a falta de segurança, entre outros. Também foi feita uma avaliação sobre o governo atual em Belém. Mas o principal objetivo dessas prévias é escolher o candidato que irá melhor representar o partido nas eleições municipais de outubro deste ano.
CALENDÁRIO
22/01 – 1º Turno
05/02 – 2º Turno
10/02 – Aniversário de 32 anos do PT e lançamento do Candidato a Prefeito
Ascom PT Belém