terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Prévias é pule de dez no estilhaçado PT do Maranhão



Ze Carlos da Caixa, Bira do Pindaré e Washington Oliveira: petistas nas prévias
     Aliados do petista Washington Oliveira, vice-governador de Roseana Sarney no Maranhão, ungido pela cúpula do PMDB como pré-candidato à prefeitura de São Luís nas eleições de 2012, trabalham pelo consenso inalcansável dentro do partido. Não há unidade nem mesmo entre os adversários de Oliveira no interior da agremiação partidária, hoje fundamentalmente guiada pelo brilho da estrela de Dilma.  Com a realização das prévias, tão certa como pule de dez, a fragmentação será exposta.
    Como nos embates anteriores, seguindo o vade-mecum petista, as facções se entrincheiram. De um lado está o deputado estadual Bira do Pindaré, bem votado em São Luís nas eleições passadas, fenômeno de votos nas eleições de 2006.
    Em outra aresta estão os partidários do deputado estadual Zé Carlos da Caixa, que no mesmo diapasão de Pindaré, se distanciou do primeiro round montado logo após o anúncio da pré-candidatura de Washington Oliveira, após reunião com Sarney, Lobão, João Alberto, Luiz Fernando Silva e outros do grupo aliado da presidente Dilma no Maranhão. Observemos, não há inocência no silêncio de Zé Carlos.
    Entre os defensores da candidatura do ex-superintendente da Caixa, reduto sarneysta na República tupiniquim,  está o vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato, e o deputado federal Domingos Dutra, ferino adversário dos Sarney. Zé Carlos é do PT da base de Roseana Sarney na Assembleia. Faz par com Francisca Primo, estreante opaca no parlamento.
    Com a protuberância do cargo, um caminhão de oportunidades para o fisiologismo petista (vide o número de comissionados colocados na máquina estadual), Washington Oliveira trabalha com o cetro na mão.
    Bira do Pindaré se insinua mais do que articula nessa fase pré das prévias. Tem argumentos com base em números irrefutáveis que o favorecem, mas não o sedimentam. Zé Carlos tem plataforma natural em um programa, que de vento em polpa alavanca a aprovação da patroa na classe média, e emergente ao tal patamar social: o Minha Casa, Minha Vida.
    Mas, é o Washington Oliveira que tem a força, da direção nacional do partido e da máquina administrativa das duas esferas determinantes no pleito com financiamento privado. Compartilha indicações com os Sarney na máquina federal, e no estado aninha petistas com qualificação para impor sua candidatura. Diferente das prévias, não chega a ser pule de dez.