quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Seleção de "mendigos" pela Escola de Sanva Beija-Flor de Nilópolis pode passar de 200

"Mendigos" que irão homenagem Joãosinho Trina no destine da escola do Rio
Rio - Cerca de 500 pessoas atenderam à convocação da Beija-Flor de Nilópolis e compareceram, na noite desta terça-homenagem_a_joaosinho_trinta_219220.html#" rel=nofollow>feira, 17, à seleção de componentes para a homenagem que a escola fará a Joãosinho no próximo Carnaval.
    A movimentação no barracão da escola de samba Flor da Mina do Andaraí, no Santo Cristo, local escolhido por Hilton Castro - diretor teatral da azul e branco - para que os candidatos a “mendigos” se apresentassem caracterizados, começou à tarde, quando os interessados em desfilar na alegoria do “Cristo Mendigo”, criação de João para o desfile da escola de 1989, deram início à criação dos figurinos que usariam na performance que estava programada para 21h.
   Com a chegada do diretor de carnaval Laíla, por volta das 21h30, os candidatos que estavam escondidos em vários pontos do barracão, começaram a se apresentar, primeiro ao som do samba-enredo “Ratos e urubus rasguem a minha fantasia” e, depois, com o samba deste ano (São Luís – O Poema Encantado do Maranhão”. 
    Após a perfomance que durou 15 minutos, Hilton Castro explicou que, entre os “mendigos”, havia dez assistentes dele, para observar o desempenho dos componentes, avaliando os quesitos animação e interpretação. Ele explicou que a seleção continuará acontecendo nos ensaios de quadra, em Nilópolis, às quintas-feiras, mas também disse que pode ser que o número de selecionados seja superior a 200, como estava previsto: 
    "A ideia inicial é que sejam selecionados 200 componentes para o carro. Mas o Laíla gostou tanto do que assistiu aqui, que, antes de ir embora, me chamou e disse que vai estudar a possibilidade de levar 500 mendigos para a Avenida. Se acontecer isso, além da alegoria do Cristo, a homenagem a Joãosinho Trinta será estendida também a uma ala", informou o diretor teatral, acrescentando que, das pessoas que desfilaram em 89, entre 15 e 20 estarão no desfile deste ano. 
    João Trinta, que era maranhense e que morreu em dezembro do ano passado, foi carnavalesco da Beija-Flor de 1976 a 1992 e deu à escola cinco campeonatos. Ele desfilaria no último carro alegórico. Dias após a morte do carnavalesco, Laíla e a comissão de carnaval decidiram recriar a alegoria do “Cristo Mendigo” - uma das criações mais impactantes do carnavalesco – e acoplá-la, ao carro onde ele estaria.
    No evento desta terça-feira, mais de 100 pessoas compareceram para se inscrever. Como já havia excesso de componentes, eles não participaram da seleção, mas forneceram seus dados à equipe de Hilton e poderão ser chamados em caso de desistências.
De O Dia