segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mestre Teodoro enfrentou a ira da "cultura local" no São João do Maranhão

    O mestre Teodoro, que morreu às primeiras horas de domingo,15, em Brasília, onde fundou o centro de tradições populares e por quase cinquenta anos manteve o bumba-meu-boi urrando na Capital Federal, participou da programação do  São João de 2011 como convidado.
    O Boi de Teodoro integrou a programação do Bumba Brahma e da Secma, com apresentações no Arraial do Ceprama, Vila Junina, Canto da Cultura, Praça Nauro Machado e da Praça Maria Aragão, este último organizado pela prefeitura de São Luís.
    Nem toda participação do Boi de Teodoro, sotaque da Baixada, na programação do São João do Maranhão foi unânime. Ao menos entre os donos do Maracrioulo e Baile de Caixa do bairro da Liberdade, o apoio ao mestre era questionável. Em uma das participações do programa Cidadania para todos, da prefeitura de São Luís, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto, teve que engolir o veneno do genro de Teodoro, do Baile de Caixa.
    Indagado sobre a aplicação de um inexistente excedente de recursos em pagamento de cachê ao Boi de Teodoro, de Brasília, o presidente da Func respondeu, mas não convenceu a primeira-dama do município, Gardência Gonçalves, sobre a prioridade.