quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Deputado Cléber Verde, do PRB, banca irmão na superintendência da pesca no Maranhão

    Antes mesmo da presidente Dilma Rousseff (PT) contemplar o PRB com o Ministério da Pesca, o setor já era um feudo do partido do ex-vice-presidente José Alencar no país. No Maranhão, estado que tem como único representante na Câmara Federal o deputado Cléber Verde, a superintendência de pesca no estado está ocupada por um irmão do parlamentar, Júnior Verde.
    Mais distante do mar que um mineiro, Júnior Verde funciona como braço sindical das atividades parlamentares do deputado em segundo mandato. Em terra firma, tem atuado em parceria com o sindicato dos trabalhadores da construção civil (foto), volatizado pelo programa "Minha Casa, Minha Vida".
    Para não deixar o irmão à deriva o deputado Verde tem apresentado, desde o primeiro mandato na Câmara Federal, projetos que atingem a categoria. Um deles dispõe sobre a criação de um programa de combate ao câncer de pele em todo o território nacional. Projeto de Lei também de sua autoria garante que o pescador artesanal de camarões, ainda que utilize barco com cumprimento menor do que 4 (quatro) metros possa se habilitar ao recebimento do seguro-desemprego.
    No ano passado o deputado do PRB apresentou um Projeto de Lei dispondo sobre critérios para a concessão de certificação e autorização para as embarcações pesqueiras que operam na captura de lagostas em todo o território nacional.
    Mais curiosa de sua atuação parlamentar é a indicação que sugere ao Ministro das Relações Exteriores a adoção de medidas relativas ao reconhecimento da República Árabe Saaráui Democrática (Saara Ocidental) como Estado, bem como a instalação de Escritório de Representação deste Estado no Brasil. Verde é colega do pugilista Acelino Popó na Câmara Federal.