quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Fiscais do Ministério da Agricultura inspecionaram o Maranhão sobre febre aftosa

Entre os dias 13 e 17 o Maranhão foi inspecionado por fiscais federais agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que também estiveram no Piauí, Pernambuco e Pará. O objetivo foi avaliar se os estados poderão ser reconhecidos como livres de febre aftosa com vacinação, até o final do ano.
    De 5 a 9 de março haverá auditorias nos estados de Alagoas e Ceará que poderão ser incluídos no grupo dos quatro estados inspecionados. Para isso é necessário que sejam corrigidas as inconformidades apontadas pelo Mapa e alcançarem resultados favoráveis nesta etapa. Eles passarão por inquérito soroepidemiológico para verificação da ausência de circulação viral no final de abril ou início de maio.
    O cronograma completo prevê atividades como avaliação das bases de dados estaduais e cadastro das propriedades rurais até outubro, quando será finalizado o processo. Se todas as exigências forem cumpridas, haverá o reconhecimento nacional da nova zona livre de febre aftosa com vacinação. Após a declaração do Ministério da Agricultura, o próximo passo será a comunicação à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês).