sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Lobão Filho expande negócios com programa "Minha Casa, Minha Vida" no Maranhão

    O desânimo que se abate sobre o setor da construção civil não abranda a voracidade do senador Lobão Filho (PMDB). No governo Dilma Rousseff, Lobão Filho está entre os investidores do programa "Minha Casa, Minha Vida". Seu nome está camuflado sobre a razão social da Difusora Incorporação e Construtora Ltda. O nome de fantasia remete ao Sistema de Comunicação da família, repetidora do STB no estado e detentora da concessão da rádio Difusora, uma das mais antigas emissoras AM de São Luís. Paulinho Lobão, dublê de crooner, apresentadora e empresária, mulher do senador, é quem comanda o sistema instalado na Camboa, visitado pela então candidata Dilma Rousseff durante a campanha de 2010.
Prédio para alugar na Avenida São Luís Rei de França

    Os negócios do senador se expandem tanto em São Luís como no interior do estado. De posse das licenças ambientais, concedida pela Secretaria do Estado do Meio-Ambiente, sob o comando do deputado licenciado Victor Mendes (PV), a Difusora Incorporação erguerá unidades residenciais próximas à zona industrial da capital maranhenses, na região do Maracanã, abundante em recursos naturais e única ainda a manter rios salubres na ilha.
    A Difusora Incorporação e Construtora Ltda tem atração por áreas dessa natureza. Um dos primeiros empreendimentos da empresa, e mais vistoso deles, está localizado numa área onde antes era ocupada por manguezais, no bairro do Jaracati. O edifícil é vizinho do Shopping Jaracati que tem como sócio o também senador José Sarney (PMDB-AP). Às margens do Rio Anil, a mesma empresa adquiriu um terreno de dimensões continentais. Parte da área foi negociada com o governo do Maranhão para construção da Via Expressa, MA (rodovia estadual) que ligará duas avenidas da zona urbana de São Luís. Segundo o deputado petista Domingos Dutra as cifras do negócio na base do compadrio bastariam para estacar a pobreza do Maranhão, e ainda sobraria para dar luxo aos moradores da Vila Vinhais, ameaçados de despejo.


    Conhecido pela sua impetuosidade para os negócios, Lobão Filho, Edinho como é conhecido no Maranhão, atira para todos os lados. No ramo imobiliário também enceta negócios intrépidos. Há dez anos, quando o pai tinha deixado o governo sucedido pela governadora Roseana Sarney (PMDB), o filho do então senador adquiriu um imóvel na avenida São Luís Rei de França. Pouco depois colocou placa de venda da Difusora Incorporações. O esqueleto do prédio comercial hiberna na área com metro quadrado elevado em São Luís.  Alguns metros de distância a Difusora Incorporações possui atualmente apartamentos para alugar.
    Filho do ministro-senador das Minas e Energia, Edison Lobão, o suplente no exercício do mandato´ganhou notoriedade pelas suas peripécias econômica. Acrescentou no anedotário político do Maranhão a façanha de ter enriquecido com lucros de uma padaria na região da Serra Pelada e taxas percentuais que quase lhe rendem mais um sobrenome.
    Da primeira vez que assumiu como senador em lugar do pai, Lobão Filho foi acusado de usar uma empregada doméstica como laranja em negócios de distribuição de cervejas. Por conta das denúncias, rompeu com o DEM e se filiou ao PMDB, legenda comandada pelo grupo Sarney no estado.
 
Medical Jaracaty, empreendimento da Difusora Incorporação

    O ministro Edison Lobão é cogitado por aliados e adversários como o nome mais forte do grupo para disputar a sucessão da governadora Roseana Sarney, em quarto mandato no cargo.  Lobão é um nome palatável até para os adversários de bílis mais abundante do sarneysmo. É público, porém, as desavenças entre o filho de Lobão, e o filho do senador José Sarney, Fernando. Seria então Edinho a pedra no caminho de Lobão.