segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Maranhenses estariam forjando endereço para serem atendidos no Hospital de Urgência de Teresina (PI)

A maioria dos pacientes que tem forjado endereços residenciais em Teresina com propósito de ser atendidos no Hospital de Urgência de Teresina (PI) é maranhense.A informação foi divulgado nesta segnda-feira pelo site Cidade Verde, do Piauí.
A fraude foi descoberta pela direção da unidade de saúde. Segundo a direção as informações erradas estão causando prejuízos para a saúde do Piauí.
Dados de 2011 apontam que 52% dos pacientes atendidos no HUT são do interior do Piauí, enquanto 31% são de Teresina, e 17% de outros estados.
"Descobrimos isso após conversa com os pacientes quando já estão internados no hospital. A maioria vem do Maranhão", conta a diretora do hospital, Clara Leal, confirmando que a informação errada prejudica a compensação de recursos pelo estado do Maranhão para o Piauí, que acaba usando sua receita para cuidar de pacientes de outros estados.
Pelo menos, o problema da superlotação começou a ser minimizado. Após Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público do Piauí, o HUT só pode receber pacientes de urgência e se previamente o hospital for comunidado. Com isso, os oriundos do interior que chegam sem situação de urgência devem ser encaminhados para leitos de outros hospitais ou da rede conveniada.
Em pleno Carnaval, a direção do HUT constatou que a medida tem surtido efeito. O número de pacientes nas macas reduziu de 130 para 110.