sábado, 11 de fevereiro de 2012

Música do Pará merece destaque no Rec-Beat do carnaval pernambucano

    Chegou a vez da música do Pará se expandir pelos ouvidos do país. Desta vez o tecnobrega será a bola da vez. Após o fenômeno do Calypso, que carregou outras bandas com som clonado no rastro do ritmo, emergem nomes novos da cena musical do estado vizinho. Gaby Amarantos é a musa da estação tecnobreg. Seu maior sucesso tem assinatura de Ze Cafofinho, um compositor pernambucano há anos na estrada. 
    No Rec-Beat, festival que acontece durante o período do carnaval em Recife (Pernambuco) dois nomes na programação são do Pará: Dona Onete e Gang do Eletro. Este último é da nova geração do tecnobrega apadrinhado de Gaby Amarantos. Quem sustenta a batida é o DJ Wado Squash. Marcos Maderito,Willian Love e Keila Gentil seguram o vocal. Com apenas três ano, o grupo tem nome firme nas festas de aparelhagens.
    Da música clássica do Pará, o carimbó, a convidada é Ionete da Silveira Gama, Dona Onete, 72 anos, cantora do carimbó chamegado. No Rec Beat ela receberá os convidados Luê Soares, Lia Sophia e Felipe Cordeiro, que mudou o rumo de sua música na onda do tecnobrega.
    Redescoberta para a música pelo Coletivo Rádio Cipó, Dona Onete mistura carimbó, lundu, farinhada,bolero, chamegado e bangê, ritmos autenticamente paraense. Nascida na ilha do Marajó (Igarapé-Mirim), a ex-professora de história é descoberta agora pelo público jovem do Pará e de todo país.

Confira Dona Odete e Aíla Magalhães