segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

População jovem do Maranhão continua sendo principal vítima da violência

    A maioria dos homicídios registrados em São Luís no período do carnaval tiveram como vítimas homens com idade abaixo de 30 anos. Das 17 pessoas assassinadas  entre a sexta-feira de carnaval, 17, e o fim da manhã da Quarta-feira de Cinzas,11 tinham menos de 30 anos de idade.
     A tendência confirma uma estatística do Mapa da Violência 2011-Os Jovens do Brasil, lançado pelo Ministério da Justiça a partir de estudo realizado pelo Instituto Sangari.
    O estado revela que Maranhão é que o Estado que apresentou o maior crescimento no número de homicídios entre a população de 15 a 24 anos de 1998 a 2008: 514,9%. Dos 74 casos registrados em 1998, o Maranhão pulou para 455 em 2008. No que se refere à taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes, o estado também teve a maior variação nos últimos 10 anos: 406%.
    Segundo o jornal Itaqui-Bacanga em sua edição desta semana houve 20 mortes nesse intervalo de tempo. No entanto, para confirmar o número são apresentados apenas 17 nomes de vítimas da violência.  
    Os números apresentados no balanço do carnaval do Comando da Polícia Militar apontam para redução de crimes desta natureza em relação ao ano passado.
    Segundo o semanário da área portuária da cidade, o número de homícídio em São Luís  superou em dez a quantidade de mortes registradas no carnaval do ano passado. Das 20 homicídios no período do carnaval, sendo 14 vítimas de arma de foto.
    Levantamento feito junto ao Instituto Médico Legal da capital,  dão conta que 36 corpos deram entradas na sala de necropsia desde que a PM iniciou a operação carnaval. O dia mais violento do período do carnaval de São Luís foi o domingo, 19, quando seis pessoas foram assassinadas a tiros.
Os jovens mortos:
Wanderson Alves Ribeiro, 18, Alto do Paranã (espingarda)
Alexander Araújo Silva, 18, Cidade Olímpica (Residencial Alexandra Tavares)
Daniel Castro Bezerra, 19 anos, Sá Viana
Ubirajara Estrela Neto,21,Jardim São Cristovão
Luan Alfred Silva Vieira, 20, Nova República
Leandro Moreira, 21, Cidade Olímpica
Willame Lima Baldez,22,Maracanã
Ayanderson Rucely Cunha,22,Barreto
Valdemir Malheiros Ferreira, 23, Paranã
Zeziel Lisboa de Oliveira,25, moradora da Vila Ariri
Raimundo Nonato Alexandere,27, Parque Jair
Vítimas acima de 30 anos:
Arilson Ribeiro Costa, 30, morador da Vila Mauro Fecury (latrocínio)
Maycon Pereira Meireles, 30, Bairro da Alemanha
Jarlene Alves Trindade,31, Quebra Pote
Norberto Carvalho Fiho, 36, Penitenciária de Pedrinhas
Raimundo Nonato Costa dos Santos, 43, Cidade Olímpica
José Ribamar da Silva, 50, Divineia (Olho D´Água)