sábado, 24 de março de 2012

Bulcão deve permanecer na Secretaria de Estado da Cultura

    O secretário de estado da Cultura, Luiz Henrique Bulcão, deve continuar na pasta. Bulcão teria desistido de se jogar na aventura eleitoral concorrendo a uma das 31 vagas de vereador da Câmara Municipal de São Luís. Filiado ao PMDB, o advogado estaria tentado a se lançar como candidato nas eleições deste ano. O nome dele foi divulgado pelo Sistema de Comunicação dos Sarney entre as prováveis mudanças na equipe de governo a partir de abril, data limite de desimcompatilização dos que querem ser candidatos.
    Setores muito próximos à governadora Roseana Sarney não morrem de amores pelo secretário. Reclamam que Bulcão não lhes dá prioridade nos pleitos encaminhados à SECMA.
    "Infelizmente, ele deve permanecer até o fim do mandato da governadora", comentam os insatisfeitos com o atendimento do secretário.
    Não está descartada definitivamente sua saída do comando da Cultura. Bulcão tem como principal sustentação no cargo suas relações de amizade com o marido da governadora, Jorge Murad, e com a chefe do Executivo. Nos círculos mais íntimos e dos que assim o desejam é chamado de "buca".
    O irmão da governadora, Fernando Sarney, está entre os que não defendem com unhas e dentes a permanência do chamado "poeta" na secretaria. Apesar de atender parte da lista encaminhada por FS, Bulcão não o  satisfaz. Os pedidos são extra-editais e prescindem de projetos com planilha orçamentária.Tudo ao bel prazer dos donos do estado.
    O secretário de Saúde, Ricardo Murad, também não morre de amores pelo secretário. Para evitar confrontos, Ricardo Murad age como mecenas na linha direta com a governadora. Assim faz girar os cordões da Liga do Bumba-meu-boi e do blocos de carnaval na avenida Litorânea, um ideia na trilha do Marafolia.
    Enquanto não se resolve sobre a troca ou desincompatibilização de Bulcão, a SECMA continuará com filas em corredores semelhantes às da saúde e previdência.