terça-feira, 20 de março de 2012

Deputado da base do governo denuncia caos no sistema de segurança do estado

Ex-secretário de Estado de Segurança nas gestões da governadora Roseana Sarney e José Reinaldo Tavares, o deputado Raimundo Cutrim (PSD) contesta o artigo "Segurança e coletividade" (Leia aqui) publicado no dia 17, no jornal o Estado do Maranhão, analisando o sistema de segurança pública do Maranhão. Cutrim integra o Bloco Parlamentar pelo Maranhão, da base aliada ao governodo estado.
    No mesmo pronunciamento, o parlamentar governista denunciou que a segurança do Estado está fragilizada e se transformou em um caos.    
    No artigo, o jornalista disse que o aumento da violência é inevitável e indaga quem poderia evitar homicídios, decorrentes de brigas de bar, de trânsito e de ajustes de contas. O texto diz ainda que, sozinha, a Secretaria é impotente para fazer frente ao aumento da criminalidade, e invoca a criação de Conselhos Comunitários, para envolver a comunidade na prevenção de crimes.
    Raimundo Cutrim lembra que ao sair da Secretaria de Segurança, em março de 2010, deixou mais de 100 conselhos comunitários de segurança instalados no interior do Estado do Maranhão, e mais outros 25 na grande São Luís. “Conselho de Segurança não é uma coisa nova no Maranhão. Eles já existem há mais de dois anos”, observa.
    Cutrim ressalta que os conselhos comunitários de segurança são entidades comunitárias privadas, de cooperação voluntária com a política de segurança pública, constituídas por pessoas de uma mesma comunidade, que se reúnem com autoridades públicas para discutir, analisar, planejar, avaliar e acompanhar as soluções de seus problemas de proteção de serviço social, assim como para estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
   O parlamentar esclarece que os conselhos comunitários de segurança constituem canal privilegiado para um direcionamento dessas ações, mediante parceria do governo com a comunidade na consecução do objetivo comum, que é o bem estar de toda a população.
   “O artigo foi bem escrito, mas não se faz segurança pública só com investimentos.  Precisamos primeiro de credibilidade e comando. O que é bom em nosso Estado? Nós não temos nem comando e tampouco a credibilidade.”, afirmou.
CAOS

Para Cutrim, a situação da segurança pública no Maranhão é tão grave que, nos últimos dias, dois delegados de polícia foram assaltados, três delegacias em Imperatriz foram arrombadas e outra foi invadida em Zé Doca, de onde retiraram seis presos.  “Quando isso ocorre, é porque o sistema de segurança está fragilizado. A sensação de insegurança está na cabeça de todas as pessoas, ao sair de casa. O sistema não tem credibilidade. A tendência é piorar cada vez mais”, prevê. 
    O parlamentar informa que, nos meses de janeiro desse ano, foram registrados, na grande São Luís, mais de 120 homicídios. Segundo ele, agora no mês de março, até sexta-feira (16), já foram contabilizados 50 homicídios. “A situação é tão grave que não vemos, de imediato, como frear. O artigo mais parece história de ficção de polícia, e as histórias de “Trancoso”, conto da carochinha de quem quer tapar o sol com a peneira”, criticou.
Com informações da SECOM -ALMA