sábado, 31 de março de 2012

Presidente da Câmara de São Luís promove reunião política com grupos da cultura popular

Praça das mães, na Cohab
    O vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), presidente da Câmara Municipal de São Luís no terceiro mandato consecutivo, convocou os donos de blocos carnavalescos para uma reunião neste sábado na quadra da Mangueira, no bairro do João Paulo. Pereirinha vai apresentar a conta, um dia depois de ter entregue a prestação de contas ao TCE, àqueles que receberam apoio financeiro para botar seus blocos na rua durante o carnaval de 2012. Foram algumas dezenas.

    Não é a primeira vez que o presidente da Câmara Municipal de São Luís realiza reuniões eleitoreiras. Antes do carnaval ele promoveu uma grande festa na quadra do Clubão da Cohab regada a caixas e mais caixas de cerveja, distribuída gratuitamente aos pretndents eleitores, sob justificativa de celebrar o apoio a blocos tradiconais. Juntou 12 em um CD sem selo distribuído aos dirigentes dos grupos e emissoras de rádio. A intenção dos donos de brincadeiras é ganhar algum para o São João. Nem que seja em troca do título de cidadão visto só no dia da eleição.

    No bairro em que reside o presidente do legislativo de São Luís, a Cohab,  o cenário é dos mais lastimáveis da cidade. As praças ilustram bem a dedicação do líder comunitário que ganhou projeção nacional como cartola do IAPE, time de futebol que teve passagem meteórica pelo cenário esportivo maranhense.
   
    Pereirinha, assim como os 21 vereadores de São Luís têm parcela do orçamento do município de São Luís garantida para emendas. No ano passado o valor das emendas para cada vereador foi fixado em R$ 800 mil. Em 2012 as relações entre o Executivo, que libera as emendas ao bel prazer, e o Legislativo na capital maranhense azedaram de vez. Pereirinha mantém relacionamento cordial com o prefeito João Castelo. Mas logo logo estará desembarcando na candidatura do petista Wasshington Luís Oliveira devido sua forte amizade com o empresário Fernando Sarney, irmão da governadora do Estado, Roseana Sarney. Enquanto isso cozinha fidelidade a Castelo realizando intervenções de interesse do prefeito na Câmara. O adiamento da audiência sobre contratos milionários com empresas coletoras de resíduos sólidos no município foi uma dessas gentilezas.
Como bom presidente de Câmara Pereirinha tem sido aliado dos prefeitos na mais legítima "defesa dos interesses da população". Foi irmão de fé do prefeito Tadeu Palácio (PP) que ao menos deixou um legado no bairro que catapultou Pereirinha para o parlamento municipal. A única praça delineada como lagradouro de lazer na Cohab tem nome de Reviver e placa de inauguração de cinco anos atrás.