terça-feira, 17 de abril de 2012

Box exibe filmes de arte

   Até o dia 26 de abril o Box Cinemas exibida a mostra “Noite de Estreia”, uma parceria entre a  produtora Cine Vídeo e Educação, especializada em difusão cinematográfica, e a rede mexicana Cinépolis Cinemas, que recentemente adquiriu o Box Cinemas. Os filmes integrantes da Mostra serão exibidos em película 35 mm, o que garante fidelidade aos objetivos técnicos e artísticos dos realizadores.  A Mostra é composta por sete filmes – cinco estrangeiros e dois nacionais - exibidos alternadamente, em sessões diárias às 18h30 e 21 horas. Os ingressos custarão R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
Programação desta terça-feira:
Borboletas Negras (Black Butterflies), 2011, Holanda / Alemanha / África do Sul. Direção: Paula van de Oest. Sinopse: Após presenciar um ato de violência contra crianças sul-africanas, a poetiza Ingrid Jonker escreveu o poema The Dead Child of Nyanga, que mais tarde foi lido por Nelson Mandela em seu discurso de inauguração do primeiro parlamento democrata da África do Sul em 1994. Sua história de inconformismo com o regime segregacionista do Apartheid e suas relações precárias com os homens - incluindo seu pai (Rutger Hauer), membro do regime - dão a tônica do filme. Duração: 100 minutos.
18h30

Incêndios (Incendies), 2010, Canadá. Direção: Denis Villeneuve. Sinopse: A história, que percorre um universo paralelo àquele já bem conhecido sobre as relações familiares é o foco de Incêndios, em um clima tocante, entre o drama e a guerra, além de dar uma ideia clara ao espectador sobre o que se passa no Oriente Médio atualmente. O início disto é a morte de Nawal Marwan (Lubna Azabal), mãe de Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim), irmãos gêmeos, que, com o falecimento da mãe, começam a descobrir importantes fatos sobre sua família. Com isto, descobrem que possuem um terceiro irmão e que, na verdade, o pai dos jovens não estava morto, como lhes era contado. Esta jornada, tida como parte dos últimos desejos de sua mãe os levam a uma busca por suas próprias identidades, pelo passado de sua mãe, chegando finalmente à Palestina. Enquanto Simon não aceita as instruções, mostrando-se claramente revoltado, a irmã procura seguir respeitosamente o que foi dito no testamento. Pouco a pouco, eles seguem os passos que os levam à impressionante biografia de sua mãe, em um ambiente marcado pela guerra e pelos conflitos religiosos além das tradições e da honra familiar. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2011. Duração: 130 minutos.
21h