terça-feira, 17 de abril de 2012

História de políticos: Raimundo Filho toma posse na praça do Paço Lumiar

Rua interditada por moradores no Maiobão (Paço do Lumiar)
    Quatro vereadores, dois oficiais de justiça e o povo como testemunha, além da força policial minúscula do município, testemunharam a posse do vice-prefeito Raimundo Filho (PHS) como chefe do executivo de Paço do Lumiar em lugar da prefeita Bia Venâncio(PSD), afastada por decisão judicial sob acusação de improbidade administrativa. A cerimônia foi em plena praça da sede do município, local de menor densidade populacional do município da região metropolitana de São Luís (MA).
    O filho da prefeita, Thiago Aroso, logicamente não estava entre os quatro vereadores. A Câmara de Paço do Lumiar tem 11 vereadores. Em 2013 será ampliada para 14 segundo requerimento da presidência do legislativo junto à Justiça eleitoral.
    Há 15 dias quando Thiago Aroso assumiu a vaga de Júnior do Mojó, vereador foragido com prisão decretada sob suspeita de ter participado do assassinato do empresário Marggione, no Araçagy ano passado. Na posse de Arosos vereadores que antes estavam na oposição declararam apoio à prefeita, de olho no orçamento municipal para injetar recursos em campanhas de reeleição.
    "Quando ele nnão estiver aqui, ele estará junto da mamãe, no gabinete de prefeitura", desdenhou Bia na cerimônia de posse numa indisfarçada manifestação de nepotismo.
Nesta sexta-feira completou exatamente três anos que Bia Venânciou organizou caravana entre funcionários e eleitores para festejar a vitória judicial da governadora Roseana Sarney (PMDB), designada pelo TSE para substituir o governador deposto Jackson Lago. Faixas saudando a governadora foram erguidas pela turma da Bia na solenidade na Assembleia Legislativa. A prefeita de Paço do Lumiar recém-eleita enfrentava processos de cassação sob acusação de ter comitido uma série de crimes eleitorais.
    Bia chegou às prefeitura filiado ao PDT do governador do estado. Com a colaboração de pessoas ligadas ao governo. Em menos de quatro meses trocou a rosa brizolista pelo sincero apoio a Roseana. Desde então se ampara no grupo para se manter no cargo. Colaborou com a eleição do deputado estadual Edilázio,  desagradando antigos aliados como o deputado Manoel Ribeiro (PTB), ex-presidente da Assembleia que deve disputar a eleição da vaga de Bia Venâncio Aroso.
    Na administração sua marca foi borrada desde a primeira ação, perpassada por deslavado nepotismo.A cassação de Bia Venâncio pode ser mais um capítulo de uma novela de tonalidade política grotesca. A sequência vai depender do pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão. Com membros da corte, a prefeita mantém relações de cordialidade íntima.