sábado, 7 de abril de 2012

Laborarte realiza mais um "Rompendo Aleluia"

O Laborarte – Laboratório de Expressões Artísticas, realiza neste sábado, dia 07 de abril, a tradicional festa de malhação do Judas “Rompendo Aleluia” com uma vasta programação.
Pela manhã o Judas é pendurado seguido de alvorada e foguetes pelo enforcamento do traidor. Por toda a manhã acontece uma programação musical com entrevistas de artistas e moradores do local falando sobre a tradição da festa.
    À tarde como já é de costume a rua se enche da criançada para participar das tradicionais brincadeiras – Quebra Pote, Ovo Na colher, Corrida de Saco, dança das Cadeiras, Dança do Limão, com participação também dos adultos. Também algumas “Cantigas de Roda” com a cantora Rosa Reis reúne o povo presente para uma grande celebração em roda relembrando a infância dos adultos e repassando aos mais novos brincadeiras de cantigas tradicionais como “O Cravo e a Rosa”, “A Carrocinha”, “Lagarta Pintada”, Pai Francisco”, “Terezinha” e tantos outras que fizeram a alegria das crianças em tempos passados.
    Às 19 horas tem início a roda de capoeira da Escola de Capoeira Angola do Laborarte e convidados sob o comando pelos mestres Patinho e Nelsinho.
    “Esta já é uma roda tradicional do calendário capoeiristíco da cidade, realizada desde quando começou o “Rompendo Aleluia” com participação de vários mestres e capoeiras da cidade” informa o mestre Nelsinho.
Logo após acontece a Leitura do Testamento do Judas, cordel escrito por Zeca Tocantins, Moises Nobre, sob a coordenação de Camila Reis retratando o atual momento político, social e cultural da cidade de São Luís e do país.
    Para encerrar a programação o teremos um ensaio aberto do Cacuriá de Dona Teté com alunos e do elenco principal da dança.
    A encenação da malhação do Judas é realizada pelo grupo desde 1985, mas a festa Rompendo Aleluia teve início em 1989. Os versos do testamento fazem um retrato satírico dos acontecimentos políticos, sociais e culturais do Estado, do Brasil e do mundo. A partir de 1991 iniciamos a publicação do “Testamento do Judas” em forma de livreto de cordel.
    A Malhação do Judas é uma antiga tradição brasileira. O costume abrange toda a América Ibérica, uma vez que a brincadeira tem suas raízes na Idade Moderna portuguesa e espanhola, com o advento da Inquisição, quando os condenados pelo Santo Ofício que conseguiam fugir ou morriam durante o processo, eram queimados em efígie ou tinham seus ossos desenterrados e queimados.

Trecho do testamento de 2011
¨ Herdeiros de minha herança
vinde agora reunir.
Pois tudo quanto somei
agora vou dividir.
Das pérolas caras do brinco
as beiradas do pinico
em que a rainha faz xixi. ¨
¨ Nesta arena eu declaro
o que me foi de direito
Se eu não fui tão perfeito
mas quem é nesse recito?
Trago o meu tabelião
um mestre na perfeição
que só faz o que consinto. ¨
PROGRAMAÇÃO06h – Penduramento do Judas
07h – Alvorada
09h – Programação musical ¨ A Voz do Laborarte ¨
16h – Exibição de vídeo do ¨ Cine Laborarte ¨
17h – Brincadeiras Infantis
18h – Brincadeiras com Cantigas de Roda – Rosa Reis
19h – Roda de Capoeira
20h – Leitura e Malhação de Judas
22h – Ensaio aberto do Cacuriá de D. Teté