terça-feira, 10 de abril de 2012

PAC desaloja grêmio cultural Libertos na Noite, do bairro da Liberdade (São Luís)

Mobilização e denuncia do Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite a respeito da percepção das manifestações culturais dentro do Projeto da PAC Rio Anil.
Apolônio Melônio: história contada no "Filhos da Liberdade
    O Grêmio Recreativo e Cultural Libertos na Noite desde 1999 desenvolve atividades com crianças, jovens, adultos e idosos no bairro da Liberdade e possui trabalho continuado na Comunidade da liberdade, com quatro ações prioritárias: o “Bloco Afro Netos de Nanã”, no período carnavalesco;  o “Cacuriá  Libertos na Noite” e “Cacuriá Mirim Sonho de Criança”, durante as festas juninas, e a permanente “Escola de Capoeira Angola Filhos de Nanã”. A instituição desenvolve ações de construção da cidadania; formação artística profissional; resgate e fortalecimento da identidade étnico-cultural, por meio, de oficinas, seminários, cursos em diversas linguagens artísticas como: música, canto, capoeira, moda, teatro, dança, audiovisual, comunicação entre outros.
    Em 2010 assinamos convênio com a Secretária de Estado da Cultura e Ministério da Cultura para a implantação do Projeto Ponto de Cultura que constitui na formação de um coral afro-percussivo, oficinas de capoeira e de informática.  No mesmo ano, assinamos convênio com a Prefeitura de São Luis para o desenvolvimento do PROJOVEM Adolescente onde trabalhamos com canto, capoeira e informática.
    A instituição possui um laboratório de Mídias Livres e equipamentos de audiovisual, com os quais desenvolvemos oficinas de audiovisual e oficinas de áudio, onde os jovens produzem diversos conteúdos de áudio e vídeo. Na área de audiovisual possuímos três vídeos de animação produzidos por alunos de nossos projetos, jovens entre 10 e 17 anos.
    Todas as nossas ações visam o fortalecimento e afirmação da identidade afro-descendente, da auto-estima, do sentimento de pertencimento local. Nossos projetos trabalham com atividades empreendedoras e de desenvolvimento sustentável, voltados para públicos diversos, como o Projeto D’Alma Negra, que constitui na criação de uma grife de estética afro, por meio da realização de cursos e oficinas de confecção de roupas, acessórios, bijuterias e penteados afro e oficina de empreendedorismo cultural. O projeto foi selecionado no edital do MINC/ FUNARTE e possui o apoio do SEBRAE.
    Na área de produção radiofônica realizamos em 2010/2011 uma radio novela sobre a História de Negro Cosme e a Guerra da Balaiada no Maranhão intitulada de “Dom Cosme – O Tutor da Liberdade”; e um radio documentário “Filhos da Liberdade” que conta a história de quatro grupos culturais do Bairro da Liberdade, são eles: Boi de Mestre Apolônio; Boi de Mestre Leonardo; Terreiro de Mina Iemanjá e bloco afro Netos de Nanã.
    Iniciamos este ano o Projeto “Tem Batom no Vinil”, que consiste em formação de DJs para mulheres; e estamos por iniciar, ainda, o Projeto Ponto de Leitura “Biblioteca Alamoujúr” (formação de leitores e atualização da biblioteca da instituição); Projeto Pontinho de Cultura “Contos e Cantigas de Roda” (resgate das brincadeiras de roda e contos e lendas infantis); Projeto “Erva Santa” (transmissão do saber das ervas e plantas medicinais).
    Acontece que desde 2007 estamos com sede provisória em um imóvel alugado na rua Gregório de matos, 199, Liberdade, por conta do remanejamento das famílias da área do Projeto PAC Rio Anil. Nossa sede localizava-se na Vila Mangue Seco, dentro da área desapropriada, porém nós fomos impedidos de realizar o cadastro do Projeto PAC Rio Anil para o ressarcimento das casas, por que somos personalidade jurídica e nosso espaço não é residencial. Sem ter para onde levar equipamentos e instrumentos musicais não nos restou outra opção senão alugarmos um imóvel, ao valor de R$650,00(seiscentos e cinqüenta reais). Após três anos de contrato a proprietária do imóvel só aceitaria renovar o mesmo se ele aumentasse para R$700,00(setecentos reais). Ora, durante estes anos foi um sacrifício retirado de nossas despesas pessoais mantermos um espaço pelo antigo valor, então, concluímos que não temos mais condições de renovar. Até porque não podemos pagar este valor.
    Diante desta posição a proprietária solicitou a entrega do imóvel. Ainda não entregamos o mesmo porque não temos para onde ir. Não temos para onde levar nossos equipamentos, instrumentos, biblioteca, assim como, não temos onde desenvolver todas as ações da instituição em vigor.
    A proprietária moveu contra a instituição uma ação de despejo cujo define como prazo para entrega do imóvel o dia 10 de abril do corrente. Diante desta situação realizaremos a AÇÃO PRO-SEDE, que consiste na mobilização e denúncia a respeito da percepção do Projeto PAC Rio Anil para com as manifestações culturais. Ora, como um Projeto de Aceleração do Crescimento baseia-se apenas nas moradias, limitando-se a ser somente residencial, esquecendo-se do bojo de manifestações culturais que fazem parte do cotidiano e dão vida latente ao bairro?
Precisamos chamar atenção para esta discussão. Estamos sem espaço para realizarmos nossas atividades que serão paralisadas.
    Portanto, o dia 10 de abril, dia de nosso despejo será o dia também de nossa mobilização e denuncia. Montaremos uma tenda na Praça do Viva Liberdade, a partir das 15:00 horas mostraremos nossas ações e receberemos vários convidados apoiando a nossa manifestação.
Oselilde Silva Martins
Coordenadora Geral