quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vencedor do Oscar 2012 faz campanha para proteger Awá de extinção



Muitos Awá permanecem isolados. A tribo brasileira é, atualmente, a mais ameaçada de extinção do mundo. A floresta onde vivem (Noroeste do Maranhão), está sendo devastada com a extração ilegal de madeira.

Quando os madeireiros veem os índios, matam. Os arcos e flechas não são suficientes para as armas dos madeireiros. E em mais um momento da história, é assim que acaba. Um povo que sumirá da face do planeta, para sempre.

Mas há um jeito de fazer com que a ameaça não aconteça mais. Um homem pode deter os madeireiros: o Ministro Brasileiro da Justiça. Ele pode enviar a Polícia Federal, para que os agentes peguem os madeireiros e deixem eles fora da área dos índios, para o bem dos indígenas.

Mas esta não é a prioridade dele. Nós temos que mudar esta realidade antes que seja tarde demais. Precisamos de mobilização suficiente para que o ministro perceba o risco. Eu, você, nossos amigos, nossas famílias, todo mundo conta. Mas nós não temos muito tempo.

Quando a chuva acabar, os madeireiros voltarão a dizimar a população Awá. Esta é a nossa chance, agora mesmo, pra fazer algo de verdade. E se o máximo de pessoas mostrarem que se preocupam, a mobilização funcionará."
(Colin Firth)