sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nascimento Morais será patrono da VI Feira do Livro de São Luís


Ribamar Bogéa, fundador do Jornal Pequeno e Nascimento Morais Filho

    O escritor José Nascimento Morais Filho (1922 - 2009)  será patrono da quarta edição da Feira do Livro de São Luís realizada pela prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura no mês de setembro. Nascimento Morais, autor de Esfinge do Azul, Esperando a Missa do Galo e Clamor da Hora Presente, ficou mais conhecido pela sua militância em favor do meio-ambiente.

Moços
dos vossos olhos afastai os horizontes
a liberdade é a pátria universal!
    Fundador do Comitê da Ilha de São Luís ao lado de outros nomes como Raul Ximenez Galvão nos anos 80, Nascimento Morais lançou a Esfinge do Azul aos 50 anos de idade.
Zé Chagas!... Alfredo!... Massico!...
- empinei me papagaio!
    Junto com Ferreira Gullar e Lago Burnett foi um dos fundadores do Centro Cultural Gonçalves Dias que reuniu parte da classe intelectual de São Luís na década de 1940.  O grêmio manteve durante um período uma página literária no jornal Diário de São Luís, que funcionava na Praça João Lisboa. O encerramento da página foi motivado pela batalha contra o arrendamento do teatro Arthur Azevedo para cinema da empresa Duailibe, considerado um prejuízo para o movimento cultural da cidade.
Quem não está comigo é meu inimigo
    Nascimento Morais, ferrenho combatente da instalação da Alumar no Maranhão, foi condecorado pelo Greenpeace quando da passagem dos ativistas em São Luís em novembro de 1994. à época da visita o grupo não realizou as denomindas "ações diretas", iniciativas radicais em defesa do meio-ambiente.    Aos 72 anos de idade Nascimento Morais recebeu o reconhecimento pela sua luta em defesa da ilha de São Luís. O barco MV Greepeace atracou no berço 104 do Porto do Itaqui.
Quem sobe sem mérito vive a andar na corda bamba
  Em 1995 durante a 47ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, no Campus do Bacanga - UFMA, em São Luís, Nascimento Morais foi convidado para participar do Encontro dos Povos do Mar, Povos da floresta e Povos da Beira Rio, como integrante do Grupo Beco.

Nascimento Morais e membros do Greenpeace (1994)
31 de Julho
Dia de azar (no Maranhão): Data em que a besta-fera ALU-MATA em 1980,assaltou a ilha de São Luís.
    Filho do escritor e imortal da Academia Maranhense de Letras que reununciou à cadeira em protesto contra o ingresso do ex-governador Pedro Neiva de Santana na Casa de Antonio Lobo, o médico veterinário Renan Nascimento Morais batalha para manter a memória do Nascimento Moraes no instituto que leva seu nome.