segunda-feira, 14 de maio de 2012

Roberto Freire vem a São Luís para confundir ainda mais o conceito de alianças

Roberto Freire entre aliados em São Luís (MA)
    Em política o discurso ambíguo faz parte da linguagem e prática. Exemplos são inúmeros. Vejamos um deles: o deputado Roberto Freire (SP), presidente nacional do Partido Popular Socialista, (PPS), refuta qualquer comportamento dúbio da legenda na política nacional. "Nunca acreditei numa parceria com o PSDB", disse Freire na passagem relâmpago por São Luís no fim de semana passada para oficializar a pré-candidatura da deputada Eliane Gama à prefeitura da capital maranhense.
    Freire, político pernambucano com extensa folha de serviço à democracia brasileira, tem pensamento dobrado em relação às alianças. Em 2010, o PPS apoiou a candidatura de José Serra (PSDB) para presidente, na disputa contra a petista Dilma Rousseff. "Nos aliamos com a candidatura de José Serra", afirma o presidente do PPS, com a costumeira ênfase nordestina. Na linguagem política,  fulaniza a escolha com coerência gelatinosa. 
    As divergências com os tucanos está na raiz do programa do PPS, ratifica o deputado que transferiu o domicílio eleitoral do Pernambuco para o estado onde o PSDB tem maior expressão, coincidentemente berço do PT de Luiz Inácio Lula da Silva. Na capital de São Paulo o partido disputa a prefeitura com candidatura própria. Soninha Francine é o nome que o partido disputará o pleito contra o ex-aliado José Serra.
    Para Roberto Freire, o fato do partido fazer parte da administração de adversários contemporâneos não significa responsabilidade sobre a mesma. "Não tem nenhum problema. Colaborador não está subordinado. Temos projeto alternativo à essa administração",define o deputado sobre a participação da legenda na administração tucana em São Luís.
    Na capital maranhense o PPS integra uma frente de oposição ao PSDB. Freire compreende a dificuldade em unificar interesses partidários no primeiro turno. Acredita na potencialidade da deputada Eliziane Gama, com apoio do segmento evangélico da cidade, aferido em pesquisa qualitativa. A mesma que norteia as outras pré-candidatura no grupo.
    Além de São Luís e São Paulo o partido disputará a prefeitura em Maceio. Três mulheres estão com pré-candidaturas às prefeituras dessas capitais.