quarta-feira, 27 de junho de 2012

Clã Sarney decide poupar Adriano Sarney de uma iminente derrota em Paço do Lumiar

    Principal arma de José Adriano Sarney para viabilizar sua candidatura a prefeito do município de Paço do Lumiar, sua ligação consanguínea com a governadora Roseana Sarney, detonou seu projeto. Coordenador metropolitano do Partido Verde, o filho do deputado federal Sarney Filho, presidente do diretório estadual do partido, é parente em terceiro grau da governadora do estado. A arguição dessa condição desestabilizou a candidatura frágil do jovem abastado, juntamente com a suspeita óbvia de que Adriano Sarney forjou o domicílio eleitoral para disputar a sucessão de Bia Aroso Venâncio. Seria morador do Iguaíba, território de lavradores rústicos e pobres.
    O foco jogado pelo jornal Folha de S. Paulo na edição de segunda-feira sobre a disputa pelo comando de um município sem grande expressão eleitoral alertou para a ribalta que o processo eleitoral em Paço do Lumiar poderia se transformar. Aos Sarney não interessa tamanha exposição de seu coronelismo. Em caso de derrota, inimaginável o estrago no futuro da família que com Lobão pretende avançar em pelo menos mais um lustro do século XXI.
    Embora deixe a disputa, o advogado não deve se retirar da cena. Parentes e correligionários do senador José Sarney (PMDB-AP) buscam uma saída honrosa para o jovem livrando-o do tropeço nos primeiros passos de um projeto vislumbrando dar continuidade ao clã.
Apelam para nomes mais consistentes junto ao eleitorado do município de Paço do Lumiar. A maior dificuldade é encontrar nomes em condições de disputa que não estejam enredados em pendengas jurídicas por motivos igualmente óbvios.
    Da turma da prefeita Bia Aroso Venâncio os nomes que emergem trazem consigo sobejos dos processos de improbidade administrativa. Na configuração de sua candidatura Adriano Sarney pôs na vitrine a personalidade de candidatos que até então se travestiam de defensores do povo luminense. A peso de outro e prata jogou ao chão lideranças tidas como incorruptíveis pelos incautos. Com ajuda destes usou do mais sórdido meio de cooptação e compra de voto: a promessa de emprego no setor público já estrangulado. Passado o vendaval da bonança financeira patrocinada por Adriano Sarney, não será tão previsível o horizonte luminense. Embora seja natimorto na política, sendo neto de Sarney, não duvidem da capa sete vidas de Adriano.