quinta-feira, 28 de junho de 2012

Desistência de Adriano prejudica planos do PV no Maranhão

Andreza Matais
De Brasília
    Alegando "motivos pessoais", o neto do senador José Sarney (PMDB-AP) Adriano Sarney desistiu de concorrer à Prefeitura de Paço Lumiar, município da região metropolitana de São Luís.
    A decisão, a dois dias do final do prazo para as convenções partidárias, deixou o PV sem candidato no município. "Só lamento. Prejudica muito os planos do partido", afirmou o presidente estadual do PV, Washington Rio Branco.
    A desistência foi decidida ontem numa reunião dos Sarney e ocorre após a Folha ter noticiado as investidas do clã para eleger Adriano prefeito. A Folha apurou com políticos do Estado que a avaliação do grupo liderado pela governadora Roseana Sarney (PMDB-MA), tia de Adriano, foi a de que a família ficaria muito exposta com a candidatura, podendo se repetir o ano de 2009, quando os Sarney se viram envolvidos em vários escândalos revelados pela imprensa nacional.
    O próprio Adriano teve seu nome citado por operar crédito consignado no Senado. O ex-candidato é filho do deputado Sarney Filho (PV-MA).
    "Eu conversei com o Zé Adriano ontem e ele disse que por motivo de força maior deixaria de ser candidato. Não conversei com ele sobre qual motivo foi esse. Acho que na política vários fatores concorrem para uma decisão dessa. Lamentei o ocorrido, mas não posso fazer nada", disse Rio Branco.
    Ele disse não acreditar, no entanto, que a motivação tenha sido para preservá-lo por causa do sobrenome."Todos os políticos do Maranhão tem a cara do Sarney."
    O PV estuda apoiar o ex-deputado Pinto do Itamaraty (PSDB). Os tucanos e outros seis partidos haviam anunciado apoio à pré-candidatura de Adriano Sarney.
    Paço Lumiar é um município estratégico para a família Sarney por ser um dos acessos à ilha de Curupu, onde tem casas. A atual prefeita, Bia Aroso (PSD), responde a 22 processos na Justiça e já foi afastada quatro vezes, sob acusação de corrupção. Ela desistiu de disputar a reeleição e também apoiaria Adriano Sarney como sua principal cabo eleitoral.
    A Folha não conseguiu localizar Adriano Sarney ontem.