quinta-feira, 14 de junho de 2012

EBC inicia desmonte de feudo na extinta TVE no Maranhão

    Lá pras bandas da antiga e extinta TVE, que muita gente ainda pensa ser a mesma, hoje TV Brasil está havendo alvoroço. Desde a chegada do radialista Luiz Benetti, enviado ao Maranhão para arrumar a casa, os ânimos não são os mesmos.
    Benetti veio com a missão de dar uma caráter mais funcionou à televisão pública  no Maranhão administrada pela Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto), herdeira do espólio da TVE Brasil, e que teve vínculo jurídico com o Governo Federal até maio de 2011. A Acerp é presidida no estado por Socorro Lauande, umbilicalmente ligada à TVE, apadrinhada do senador José Sarney. Nesse período a presidente enfrentou problemas com a contratação de um filho.
    Benetti veio para o Maranhão de braços dados com Nelson Breve, diretor presidente da Empresa Brasil de Comunicação. No estado ele passou a ser o gestor da TV Brasil. Efetivamente a EBC tomará conta do sistema de comunicação no Maranhão a partir de 31 de dezembro de 2013, quando finda o contrato entre Acerp e a empresa.
    Durante o período em que a Acerp gerenciou a televisão pública no estado o critério de contratação de funcionários obedeceu a vontades e relações pessoais.  O nepotismo foi praticado sem cerimônia. Parte dos funcionários aposentados da TVE Brasil foi absorvida pela Acerp continuando, portanto, a ocupar cargos de direção na empresa de comunicação pública.
    Para colocar ordem na casa, Benetti tem enfrentado caras enfezadas e contraído inimizades. Fantasmas que até então não dispunham nem a vir pegar o contracheque estão sendo convocados a trabalhar. Para breve deverá ser deslocado para o Maranhão um profissional do quadro da empresa para cuidar do departamento de administração. Em maio a todo essa tumulto emerge uma boa notícia: a partir do próximo ano a EBC deve promover concurso para preenchimento de vagas na estrutura da televisão.