segunda-feira, 11 de junho de 2012

Guarnicê testa popularidade do vice-governador Washington Luiz Oliveira

    O vice-governador do estado, Washington Luiz Oliveira (PT), testou seu baixo nível de popularidade durante a abertura da edição comemorativa do 35º Guarnicê de Cinema na noite de domingo no Teatro Cidade de São Luís, antigo Roxy.
    Anunciado como grande patrocinador do festival - o estado assina a realização conjuntamente com a Fundação Sousândrade -, Washington Oliveira resumiu sua fala na costumeira exaltação do evento e por extensão às empresas patrocinadoras do evento, Vale, Banco do Nordeste e Petrobras. O patrocínio da Petrobras para o evento é de grande monta.
    Para se ter uma ideia a empresa de petróleo foi uma das maiores patrocinadoras da Parada Gay de São Paulo, evento ocorrido no domingo, repassando aos organizadores R$ 200 mil. A parada é o maior evento depois do Natal para o setor do comércio e turismo da maior cidade da América Latina.  Para o Guarnicê do Maranhão o aporte foi de R$ 150 mil.
    O discurso de Washington Oliveira, pouco aplaudido pelo público ávido para assistir "O início, o fim e o meio", cinebiografia de Raul Seixas dirigido por Walter Carvalho, divergiu do diretor do Departamento de Assuntos Culturais da Ufma, Alberto Dantas, que referendou mecenas e mais uma vez expôs dificuldadees em realizar o evento de mais de três décadas de existência. A plateia, numerosamente jovem, ignorou lamúrias e oportunismos, não nessa ordem natural.
    Como cinema e lágrimas são parentes, o presidente da Fundação Municipal de Cultura e criador do festival, Euclides Moreira Neto, recorreu ao recurso cênico para agradecer a homenagem recebida pelos organizadores do festival. Recebeu o troféu de homenagem das mãos do último projecionista vivo da época do "cinema das estrelas", como se chamava o antigo Roxy", Celso Aquino.