domingo, 10 de junho de 2012

Tadeu Palácio e Edivaldo Holanda Júnior racham bloco da oposição a João Castelo e Roseana Sarney

    O bloco de oposição se bipartiu. Dois candidatos do grupo até então liderado pelo ex-deputado federal e atual presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), confirmam nesta segunda-feira suas pré-candidaturas a prefeito de São Luís nas eleições de 7 de outubro deste ano:o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio (PP); e o deputado federal licenciado Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
    Palácio anuncia que manterá sua pré-candidatura na sede  estadual do seu partido, enquanto quase ao mesmo tempo Edivaldo Holanda Júnior confirma sua pré-candidatura apoiado pelo PCdoB na sede estadual do partido de Dino.
    Não há surpresas nas pré-candidaturas postas pelo grupo autodenominado "campo democrático", que os adversários aliados do prefeito João Castelo e Washington Oliveira passaram a chamar de consórcio. A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) e o ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB) completavam o grupo dos pré-candidatos que pregaram a escolha de uma só candidatura entre os pleiteantes a candidato. Natimorta, a quinta alternativa do grupo seria a candidatura do deputado estadual petista Bira do Pindaré, sepultada pelo vice-governador Washington Oliveira com aval do grupo Sarney.
    Entre as quatro pré-candidaturas oficializadas - a primeira a de Tadeu Palácio - apenas as duas que permanecerão na disputa detinham apoio aparentemente integral das suas respectivas legendas. As outras tinham apoio parcial dos dirigentres partidários. Gama resistiu até enquanto pode à rebeldia dos colegas de partido aliados do PSDB de Castelo. Rocha viu seu projeto esvaziado com o ingresso do ex-governador José Reinaldo Tavares na equipe de governo do prefeito tucano.
    Há menos de 120 dias das eleições o quadro da sucessão finalmente se definiu. Da corrida devem participar seis candidatos: Edvaldo Holanda Júnior (PTC), Haroldo Saboia (PSOL), João Castelo (PSDB), Marcos Silva (PSTU), Tadeu Palácio (PP) e Washington Oliveira (PT).