terça-feira, 17 de julho de 2012

Candidatura de Washington Oliveira provoca defecções nos quadros do PT do Maranhão

    Desiludidos com o Partido dos Trabalhadores os militantes Silvio Bembem e Joãozinho Ribeiro se desfiliaram do partido na semana passada. Ribeiro integra um grupo de intelectuais que apoiam a candidatura a prefeito de Haroldo Saboia, da coligação "São Luís, o caminhó é pela esquerda". Bembém deve se filiar ao PSOL.
    Os dois petistas integravam a Resistência Petista, grupo de oposição à aliança com o grupo Sarney. Se agruparam em defesa da candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré a prefeito de São Luís alinhada aos partidos do denominado campo da esquerda. Derrotado Pìndaré por Washington Oliveira, vice-governador do estado apoiado pelo grupo Sarney, o grupo tentou trilhar um caminho independente, mas esbarrou em ameaças do conselho de ética da legenda.  Com efeito, Bira do Pindaré se distanciou do processo eleitoral e do grupo de Flávio Dino (PCdoB).
    "Não havia mais como permanecer", diz Bembem. Tanto o adminstrador como o técnico da Receita Federal e advogado  Joãozinho  Ribeiro se posicionam radicalmente contrários às alianças eleitorais espúrias, que até Deus almadiçoaria.
   Ambos são militantes com longa história de serviços prestados à esquerda no Maranhão. Bembem deixou para trás uma história de 23 anos de engajamento com o PT do qual foi diretor de comunicação e ocupou outros postos na direção partidária estadual. Um dos fundadores do PT no Maranhão, Joãozinho Ribeiro presidiu o partido no estado. Presidiu a Fundação Municipal de Cultura na gestão do então prefeito Jackson Lago de onde saiu para acompanhar o PT no rompimento com o pedetista histórico. Mais tarde foi secretário de estado da Cultura no curto período do governo de Jackson Lago (2007-2009), passando depois a integrar a equipe de Juca Ferreira no Ministério da Cultura.
    "