quarta-feira, 25 de julho de 2012

Eleições 2012 - Zé Vieira concorre em Bacabal na mira do Supremo Tribunal Federal

    O deputado federal Zé Vieira (PR), candidato a prefeito de Bacabal nas eleições deste ano, está entre os que respondem a iquérito no Supremo Tribunal Federal. Na Câmara Federal 32  deputados que disputam prefeituras estão na mira da mais alta corte do país. No Senado, três senadores estão na mesma situação.
    O inquérito é a fase inicial da ação judicial. Se confiormado o envolvimento dos acusados em crimes, caberá então à Procuradoria-Geral da República propor ao Supremo o recebimento da denúncia. Daí em diante a autuação será pela ação penal, passando então os investidos à condição de réus. Embora responda a processo, o candidato ainda não é atingido pela Lei da Ficha Limpa. A aplicação da lei atinge os condenados por órgão colegiado.
    Vieira concorre pela coligação "Bacabal de novo nas mãos do povo", que reúne  11 legendas: PR, PSDB, PHS, PPS, PPL, PSL, PSDC, PTC, PTN, PRP e PP.  Ele disputa a vaga com Nonato Chaves (PRB) , da coligação "Renova Bacabal" (PMDB, PSC, DEM, PRTB, PV, PSD e PT do B)e Zé Alberto (PMDB), da coligação "Uma nova história para Bacabal" (PRB, PDT, PT, PTB, PCB, PSB, PSOL e PC do B).
    A previsão de gastos em campanha apresentada pelo parlamentar à Justiça eleitoral é de R$ 5 milhões. Homem rico, que tem despesas com viagem de avião pagas pelo Congresso Nacional, Vieira declarouy possuir bens avaliados em R$ 1,9 milhão.