quinta-feira, 26 de julho de 2012

MA: Deputado é imobilizado por policiais durante manifestações


Deputado Domingos Dutra (de azul) é imobilizado por policiais duranrte manifestação em São Luís
Aline Louise
Direto de São Luís
    O presidente da Comissão de Diretos Humanos da Câmara Federal, deputado Domingos Dutra (PT-MA), foi imobilizado por policiais militares durante manifestação popular pela não desapropriação de um terreno em São Luís (MA) na tarde desta quarta-feira. O deputado postou uma foto em sua página pessoal do Facebook, em que relata ter sido agredido pela equipe da PM, que também teria extraviado seu carro. "Esta é a triste realidade do Maranhão", comentou.
    "A violência foi tamanha na vila Vinhais Velho que eu fui desrespeitado por policias que torceram o meu braço, chutaram minha canela, amassaram o meu carro. Eles me agrediram com gás lacrimogêneo, bala de borracha, produtos químicos, empurrões, me imobilizaram e ainda extraviaram o meu carro, cujo paradeiro desconheço", publicou o parlamentar na rede social.
    As manifestações dos moradores do bairro de Vinhais Velho acontecem desde 2011, quando o governo do Estado decidiu construir uma nova avenida em São Luís que passaria pela comunidade, que abriga a igreja mais antiga da capital maranhense. Domingos Dutra tem se manifestado, desde então, pelo desvio da rota da avenida para que a comunidade não seja atingida.
    Na tarde desta quarta-feira, em mais uma das manifestações, o deputado estava junto a um grupo que alegava que o governo estadual não cumpria o acordo firmado na 8ª Vara da Justiça Federal, feito em abril de 2012, que obrigava o Executivo a rever o traçado da obra. O Terra tentou entrar em contato com a assessoria da Secretaria de Segurança na noite desta quarta, mas não havia recebido um posicionamento a respeito das denúncias do deputado até as 23h20.
Do Terra