quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eleições em São Luís - Afonso Manoel critica Ricardo Murad durante debate no CRM-MA

Afonso Manoel (de azul) entre Tadeu Palácio e Marcos Silva
    Em pelo menos dois momentos durante o debate entre candidatos a prefeitos de São Luís nas eleições deste ano promovido pelo Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos do Maranhão e Associação Médica Maranhense, o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), candidato a vice na chapa do petista Washington Oliveira, criticou o secretário de estado da saúde, Ricardo Murad.
    Os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Washington Oliveira (PT) designaram os vices para representá-los. O prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição, não foi, não mandou representante e nem teve a gentileza de justificar a ausência.
    No primeiro momento, Manoel disse que discordava da orientação do secretário Murad em não permitir acesso das ambulâncias do SAMU nas UPAS e unidades de saúde da rede estadual. Para Afonso Manoel a medida é "reprovável". Foram as ambulâncias da SAMU que transportaram grande parte dos pacientes transferidos do Hospital Carlos Macieira(IPEM) durante incêndio na segunda-feira.
    Em resposta a uma intervenção do candidato a prefeito da coligação "São Luís, o caminho é pela esquerda", Haroldo Saboia, o candidato a vice da coligação "Juntos por São Luís" reconheceu o grande volume de contratações de OSCIP pela Secretaria de Estado da Saúde e afirmou não ser favorável à privatização.
    Minutos depois, o mesmo Afonso Manoel apresentou como sugestão para ampliar o número de leitos no município a contratação de hospitais da rede privada, como o da UNIMED, fechado há anos na avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohab.
    Num desabafo durante a apresentação das propostas de governo da coligação encabeçada pelo PMDB e PT, Afonso Manoel disse que o desafio de ser candidato o motiva principalmente pela possibilidade de dar o troco ao prefeito João Castelo, que desde os primeiros meses da administração ignorou a vice Helena Duailibe (PMDB), mulher do deputado peemedebista.