quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Vetado por Ivan Sarney na Assembleia Legislativa, Nascimento Moraes será homenageado pela Câmara de São Luís

    A Câmara Municipal de São Luís cendede nesta quinta-feira, 19, a Medalha Simão Estácio da Silveira a José Nascimento Moraes Filho (1922-2009), imortal da Academia Maranhense de Letras - que renunciou ao fardão ainda em vida - e fundador do Comitê de Defesa da Ilha. A entrega das medalhas acontece no auditório da Fiema (Retorno da Cohama) a partir das 19 horas.
    No início deste mês, Nascimento Moraes teve seu nome vetado pelo imortal Ivan Sarney, irmão por parte de pai do senador José Sarney (PMDB-AP), na relação dos 400 homenageados com a medalha comemorativa dos 400 anos de São Luís pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Na década de 90, Ivan Sarney teve uma contenda com o ecologista. 
    Na época o irmão do presidente do Senado que é ex-vereador de São Luís, montou  um baker para articular a agenda 21 em São Luís. Resultado da Rio - 92, a agenda previa formas dos governos, inciativa privada e organizações sociais cooperar na busca de soluções para problemas socioambientais. Derrotado nas urnas, Ivan Sarney teve apoio do irmão para responder pela elaboração do documento na capital maranhense. O irmão do Sarney ocupa cargo comissionado na assembleia Legislativa desde janeiro, quando foi eleito para  presidir a mesa diretora do legislativo o deputado Arnaldo Melo (PMDB), aliado incondicional da governadora Roseana Sarney (PMDB), sobrinha postiça de Ivan.
    A indicação da medalha ao professor, poeta, jornalista e ativista ecológico foi apresentada em 2002 pela então vereadora e ex-deputado estadual Helena Barros Heluy. Dez anos depois foi desengavetada pela vereadora comunista Rose Salles.
    Por décadas Nascimento Moraes foi um voz potente contra a instalação e danos causados pela Alumar no território da Ilha de São Luís.