terça-feira, 30 de outubro de 2012

Crise entre jornalistas e gerente regional da TV Brasil antecipa estreia do Repórter Maranhão

    Há uma outra versão sobre o episódio envolvendo jornalistas da TV Brasil (antiga TVE no estado) que acabou antecipando a estreia do Repórter Maranhão, programa de jornalismo em novo formato adotado pela rede no país.
    Segundo o gerente regional da TV Brasil no Nordeste, Beneti Nascimento, há falta de compromisso com a verdade nas notícias veiculadas pela internet de fonte apócrifa sobre o afastamento dos jornalistas Elda Borges e Agostinho Silva, respectivamente apresentadora e diretor de jornalismo interino da TV. Eles foram desligados da TV Brasil depois de, por conta e risco assumidos, suspender a apresentação do jornal da televisão pública na quinta-feira da semana passada. A causa do conflito entre o gerente e os jornalistas teria sido uma matéria premeditadamente pautada para benefciar o prefeito João Castelo (PSDB) na corrida eleitoral, véspera do segundo turno da eleição.
    Alertados pelo gerente regional, os jornalistas se posicionaram como proprietários do horário, regalia que desfrutavam até cinco meses atrás. A insurreição advém da ligação familiar de Agostinho com o prefeito Castelo.
    Elda Borges e Agostinho Silva chegaram a se reunir na manhã de segunda-feira, 29, com o diretor geral de jornalismo da TV Brasl,  Eduardo Castro que veio a São Luís com a missão de aparar arestas e avalizar a medidas de Beneti Nascimento.
     O gerente regional manteve na tarde de segunda um encontro com a direção estadual do Sindicato do Servidor Público Servidores Públicos Federais, Sindisep. Na ocasião esclareceu à presidente do Sindicep, medidas adotadas, como revista de veículos de funcionários, entre outras com único propósito de colocar a casa nos eixos. Nascimento relatou à direção do sindicato que existem inúmeros boletins de ocorrências, comprovando  furtos no interior da TV Brasil no Maranhão. Daí entender que a medida, reconhecidamente radical e constrangedora, ser necessária e respaldada na legalidade. "Não podemos passar por mais um vexame de termos entrevistados sendo vítimas de furtos nas dependências da repartição pública", afirma Benedito Nascimento.
    Todos os fatos foram relatados ao diretor geral da TV Brasil que aproveitou a viagem a São Luís para insuflar o jornalismo  colocando no ar a primeira entrevista do prefeito eleito Edivaldo Holanda na televisão ainda no domingo.