quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Marcos Tadeu e João Rubem esclarecem sobre caso de sequestro no BB da Cohama


            "No início da tarde de ontem (23), por volta das 13h, eu, Marcos Tadeu Nascimento da Silva e meu irmão João Rubem Nascimento da Silva, fomos ao Banco do Brasil da Cohama para efetuar um saque. Quando chegamos ao local nos deparamos com uma estranha movimentação de policiais e de pessoas dentro da agência. Tinham dois policiais armados na porta do banco, me dirigi a um deles e perguntei se poderíamos entrar quando o mesmo respondeu que sim. Entrei no banco e perguntei às pessoas o que estava acontecendo, elas responderam que havia uma tentativa de sequestro e que uma pessoa estava sendo coagida por telefone a pagar um resgate. Passamos pela porta detectora de metais e entramos normalmente. Peguei meu celular e liguei para um amigo enquanto aguardávamos atendimento.
            Passando alguns minutos os policiais vieram e começaram a nos acusar de sermos os responsáveis por essa tentativa de sequestro. Fomos extremamente humilhados, pelos policiais, clientes e funcionários do banco. Obrigaram o meu irmão João Rubem a sacar uma quantia de R$ 3.000 para provar que ele tinha dinheiro na conta. Fomos chamados de vagabundos e bandidos acusados de um crime que não cometemos, sem chance de justificativa, até o momento que conseguimos comprovar onde trabalhávamos e as nossas devidas documentações.
            Ligamos imediatamente para o nosso advogado e ele chegou ao local impedindo que fossemos linchados. Fomos conduzidos até a delegacia do Bequimão e chegando lá a delegada de plantão comprovou que havia um engano e que nós éramos as verdadeiras vitimas de todos. Vítimas dos policiais que nos humilharam, vitimas do banco, o qual sou cliente há 3 anos, vítimas das pessoas que nos acusavam, pois o sequestro tratava-se de uma ligação feita por bandidos de dentro de um presídio (isso foi esclarecido pela delegada). Os policiais sequer averiguaram as nossas últimas ligações, fomos humilhados e tratados como bandidos na frente de todos. Esclarecido os fatos fizemos boletins de ocorrências contra todos os envolvidos e estamos lutando incansavelmente em busca de nossos direitos, sendo que os danos causados a nós e a nossa família são irreparáveis.
    Hoje quando acordamos algumas mídias impressas e televisivas estavam tratando desse caso como uma detenção por engano, reconhecendo que somos vítimas do Estado e do banco. Porém a TV mirante e o blog do Sr. Luis Cardoso publicaram uma nota dizendo que somos sequestradores e que ainda estamos presos, sendo que tudo foi esclarecido ainda ontem, saindo da delegacia como vítimas e prestando queixa contra todas as partes envolvidas nessas acusações injustas. Venho através desse anúncio comunicar a todos os meus amigos dessa rede social que denunciem comigo essas calúnias e difamações que estão sendo feitas contra mim e ao meu irmão, não aceitem essas falsas informações. O crime foi claramente impulsionado pela questão do estereótipo, sendo que somos negros e tinham várias outras pessoas dentro da agência naquele momento e não apresentaram nenhuma prova contra nós.
            Quem nos conhece sabe das nossas lutas diárias e dos nossos valores de vida, somo sjovens estudantes e trabalhadores que estão sofrendo com a pífia administração de órgãos que deveriam ser mais preparados para lidar com os cidadãos de bem. Esse é o retrato do Brasil, ações de injustiça acontecem todos os dias com pessoas que não podem se defender."

Alguns veículos que publicaram o fato:
Impresso: Somente o Jornal Pequeno publicou matéria sobre caso, mas destacando o engano cometido pelos policiais.

Internet: O Blog do Luís Cardoso fez uma postagem sobre o assunto: 

Rádio: Mirante AM veiculou duas vezes primeiro no Progrma Acorda Maranhão - Marcial Lima passa a informação de que eles foram presos e cita o nome dos dois e mais tarde, já no Progrma do Roberto Fernandes - Ponto FInal - o Radialista Domingos Ribeiro confirma a informação.

TV - Na Tv Mirante - Bom Dia Mirante - O repórter Marcial Lima faz um entrada ao vivo e destaca a prisão dos dois também citando os nomes; Por outro lado, já na Tv Cidade - Qual é a Bronca - O Repórter Geisiel Marques fala sobre o caso destacando o enganando cometido pelos policiais, a decisão da delegada e mostra entrevista de um dos garotos, mas sem idenficá-lo.