quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Em 200 cidades do Maranhão menos de 1% da população tem carro ou moto

    À frota do Maranhão foram acrescentadas este ano, 98.760 motocicletas, motonetas e ciclomotores e mais outros veículos sobre rodas. Até novembro deste ano, 32.984 novos veíciulos foram integrados às estatísticas oficiais, segundo informações do Departamento de Estado de Trânsito, Detran-Ma. Em 200 municípios do Maranhão menos de 1% da população possui ao menos um veículo motorizado. Em todos eles não há transporte público ligando pontos da zona ubana e localidades próximas. 
    O número de carros e motos no Estado este ano superou 1 milhão, um sexto do número de habitantes no Maranhão. São Luís é a cidade com o maior número de carros e motos.Tem uma frota de mais de 300 mil veículos com placas da capital. Caxias, Balsas e Timon vêm em seguida. São 28,36% da população usando veículo motorizado;carros ou motos.
    Em seis cidades, Milagres do Maranhão, São Félix de Balsas, Benedito Leite, Santo Amaro do Maranhão e Primeira Cruz, apenas 0,01 por cento da população tem carro ou moto. Localizada na região dos Lençóis Maranhenses, as duas últimas cidades têm difícil acesso só permitindo trânsito de carros com tração.Motos são maioria. Primeira Cruz é a mais isolada da região. O transporte utilizado pela população é a embarcação motorizadas, muitas das vezes feito por pequenos barcos à vela.
    Na região metropolitana da ilha de São Luís, o município da Raposa é o que possui o menor número de veículos com emplacamento da cidade: apenas 0,26% da população residente na antiga colônia de pescadores elevada a município . No ranking estadual ocupa a 57º posição na estatística do Departamento Estadual de Trânsito - Ma. São pouco mais de 2 mil veículos que circulam internamente na cidade ou fazendo ligações de trânsito com São José de Ribamar , Paço do Lumiar, e São Luís.