segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sindicato dos Urbanitários do Maranhão divulgam ainda hoje nota sobre caso do operário da CAEMA espancado por policiais civis

     O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão deve publicar ainda nesta segunda-feira,17, nota de esclarecimento se posicionando sobre o caso do operário José Raimundo Pires, da CAEMA, vítima de espancamento por policiais civis do estado em 5 de julho de 2011, em São Luís (MA).
    A assessoria jurídica do sindicato analisa o conteúdo da reportagem divulgada no programa Fantástico (Rede Globo) de domingo, 16, relatando o caso no qual o agredido foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão a pagar multa de R$ 200 ao delegado Alberto Castelo Branco, que comandava os policiais na operação registrada em vídeo-amador por um morador do bairro Ponta D´Areia, local que ocorreu o caso.
    Segundo informou o STIU-MA a reportagem abordou apenas um dos processos ensejados pelo espancamento do operário Pires. No total foram abertos quatro processos. Apenas um os processos recebeu decisão judiciárias. Dois outros, contra o delegado Alberto Castelo Branco e os dois policiais agressores do operário da Caema, além de um terceiro contra o Estado do Maranhão por danos morais.
    O delegado Sebastião Uchoa, superintendente de polícia da capital, em entrevista à TV Mirante (Globo) nesta segunda-feira,17, falou sobre o caso e revelou que diariamente são veiculados no Diário Oficial do Estado punições contra maus policiais.