quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carnaval vianense de Rogéryo du Maranhão tem sabor baiano e potiguar

    Presidente da Fundação Dilú Melu, Rogéryo du Maranhão é o secretário de Cultura do município de Viana, cidade natal do cantor e compositor autor de "Bia", fenômeno de venda da discografia maranhense. Na primeira ação marcante de sua gestão como secretário, Rogéryo du Maranhão privilegia nomes importados em detrimento da classe artista do estado na programação do carnaval.
    Antes de assumir a secretaria no município da Baixada Maranhense, o artista encabeçou um movimento com objetivo de se cacifar para a presidência da Fundação Municipal de Cultura. Capitaneada pelo sambista Chico da Ladeira, a campanha malogro.
    A ligação consanguínea com o prefeito Chico Gomes, ex-deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Social do governo Roseana Sarney, falou mais alto na hora da escolha. Gomes ignorou op nepotismo indicando para o cargo de secretário de Finanças o filho Rodrigo. Na lista do secretariado do ex-parlamentar nepotismo cruzado é flagrante. Parentes do vice-prefeito preencheram boa parte dos cargos comissionados (confira lista).
    A primeira programação carnavalesca organizada por Rogéryo du Maranhão tem recheio baiano (Levada Louca) e potiguar (Rodrigo Alves e Jumento desen]mbestado). Para não dizer que no tempero maranhense não esquenta o carnaval, o secretário programou uma pitada do som nativo com a participação das bandas Karakelê e Kaiambá, freguesas nos circuitos carnavalescos do interior maranhense.
O SECRETARIADO DE CHICO GOMES:
ADMINISTRAÇÃO: Nozor Lauro Lopes (Advogado da Prefeitura na gestão de Rilva Luís, e ex-vice prefeito na gestão Daniel Gomes)
ASSISTÊNCIA SOCIAL: Suzane Muniz Mendes (Ex-candidata a vereadora e filha do ex-vereador Evilásio Mendes)
CHEFE DE GABINETE: Ildelena Trindade Costa (Ex-secretária da Câmara Municipal de Viana)
CULTURA: Rogério Castro Gomes (Cantor, compositor e imortal da Academia Vianense de Letras)
DESENVOLVIMENTO E ABASTECIMENTO: José Joaquim Campelo (Agrônomo, e Técnico da AGED)
EDUCAÇÃO: Carlos Augusto Furtado Cidreira (Ex-vereador, Ex-prefeito na gestão Messias Costa, Ex-secretário de Saúde e Educação)
ESPORTE E LAZER: Getúlio Tadeu Gomes Júnior (Ex-candidato a vereador)
FINANÇAS: Augustos Rodrigues Gomes (Coordenador de campanha e filho do Prefeito Chico Gomes)
GOVERNO: Raimundo Oliveira Junior (Advogado, ex-candidato a prefeito, e atual vice-prefeito de Viana
INFRA-ESTRUTURA: Francisco Xavier Gomes Junior (Empresário e irmão do ex-prefeito Benito Filho)
IGUALDADE RACIAL: Edilson Coelho Oliveira (Ex-candidato a vereador, acadêmico de Direito pelo CEUMA)
JUVENTUDE: Adgerson Paulo Serrão (Professor e líder estudantil)
MEIO AMBIENTE: Laurinete Costa Coelho (Formada em História pela UEMA, compositora, folclorista e irmã do ex-vice-prefeito Benito Filho)
PESCA: João Jarbas Bezerra (Ex-candidato a vereador e pecuarista)
PLANEJAMENTO: Francisco Serra Vieira (Ex-secretário de finanças da Gerência Regional de Viana, Finanças do Hospital Regional José Murad e um dos coordenadores da campanha do prefeito eleito Chico Gomes)
PROCURADOR MUNICIPAL: Ezequiel Pinheiro Gomes (Advogado particular do ex-prefeito Rilva Luís e ex-candidato a vice-prefeito)
SAÚDE: Maria Édina Araújo Silva (Ex-vereadora, bancária e esposa do ex-vereador Dr. Amorim e mãe da vereadora eleita Anne Amorim)
TRÂNSITO: Washington de Jesus Veloso (Oficial aposentado das Forças Armadas e irmão de Marcone Veloso, atual gestor do Hospital José Murad)
TURISMO: Geraldo Pereira Costa (Empresário e presidente do Comitê de Patrimônio, Histórico e Meio Ambiente de Viana)
URBANISMO E SANEAMENTO BÁSICO: Charles Elior Mendes Aires (Coordenador de campanha do prefeito eleito Chico Gomes)