quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Crime ambiental na área de reserva ecológica do Jaguarema

Por César Teixeira
    Invasores profissionais estão devastando uma área verde de influência das nascentes do Rio Jaguarema, declarada pela Prefeitura Municipal de São Luís como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), conforme Lei nº 4.770, de 22 de março de 2007. Na última quarta-feira (27/02), chegaram a atear fogo na mata, o que só não resultou em catástrofe devido à ação de policiais e bombeiros.
    A área, localizada ao lado do Condomínio Parque das Mangueiras – Av. Santos Dumont, vem sendo ocupada desde o carnaval por invasores que chegaram à reserva portando facões e cordas plásticas, alguns de motocicletas e até de automóveis. Eles possuem casas nas proximidades, mas já estão dividindo os lotes da área verde para especulação, visando lucros pessoais.
    Segundo os moradores do condomínio, o caso já foi denunciado à Secretária Municipal de Meio Ambiente - SEMMAM, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMA e ao Batalhão de Polícia Ambiental do Estado, mas ainda não foram tomadas as medidas necessárias para afastar definitivamente os invasores, que desdenham da própria ação policial, que é tímida, ocasional, e não os assusta.
    A área verde é densa, com mangueiras, cajueiros, babaçuais, barrigudeiras, entre outras árvores, sendo partilhada por várias espécies de aves, como siricoras, jacutingas, sabiás, etc, além de camaleões, mucuras, preás e outros animais de pequeno porte. Mas corre o risco de ser completamente derrubada ou queimada, levando à extinção da fauna e da flora ali existente. “Trata-se de um crime ambiental”, denunciam os moradores.