segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Dutra deixa PT, filia-se à Rede de Marina e lança nome ao governo do estado

Dutra aplaude Marina Silva durante lançamento da Rede Sustentabilidade
    O deputado federal Domingos Dutra (PT) adeiru no sábado à rede de Mariana Silva. Fundador do Partido dos Trabalhadores, Dutra deixou o partido na véspera das comemoração de 10 anos no comando do país e anuncia que deve concorrer ao governo do estado. Até então o deputado colocava seu nome como candidato à única vaga ao Senado aberta em 2014.
    Em sua página na internet (veja aqui), o parlamentar explica as razões de sua desfiliação do PT. Sua mágoa com a legenda se acumula desde que a direção nacional do PT desrespeitou a vontade da maioria dos petistas maranhenses em 2010 para manter a aliança com o PMDB no estado, liderado pelo grupo Sarney. Por conta da decisão em apoiar a candidata Roseana Sarney (PMDB) e retirar o apoio à Flácio Dino (PCdoB), Dutra chegou a promover greve de fome, acompanhado pelo líder camponês e também petista Manoel da Conceição.
    Advogado de trabalhadores rurais, Dutra deixou o PT, mas mantém o discurso afiado.
"Política deve ser sacerdócio, e não apenas um negócio; ética deve ser bandeira de vida, e não uma bandeira eleitoral", disse o parlamentar durante o encontro no sábado, em Brasília."Acredito num Brasil diferente, onde o homem tenha mais valor do que o boi, onde o direito fale mais alto do que a pistola e onde a liberdade esteja acima do arame farpado", afirmou.
    Pela rede de Marina, Dutra deve concorrer ao governo do estado. No estado, a rede de Mariana Silva conta com simpatia do PPS, liderado pela deputado estadual Eliziane Gama. 
 "Depois de 33 anos no PT, estou aqui para recomeçar. "Viva nossa rede, viva Marina Silva", discursou Dutra.