terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Maranhão tem menos de um médicos para cada mil habitantes

    O Maranhão tem 0,71 médico para cada mil habitantes. Segundo o conselho Federal de Medicina existem 4.750 médicos registrados no estado. A proporção é a pior do país e da região Nordeste. Na relação entre população e médicos que atuam no Sistema Único de Saúde, SUS, o estado supera apenas o Pará. São 3.4790 médicos inscritos no cadastro Nacional de Estabelecimentos no estado para atender á população de 6.714.314 habitantes.
    Em relação à capital, São Luís, o quadro dá uma melhorada: são 2,88 médicos para um grupo de mil habitantes, mais de três vezes maior que a proporção estadual, a sétima posição no ranking das 27 unidades da federação e melhor entre as capitais nordestinas. O levantamento faz parte da Demografia Médica no Brasil, digulgada ontem pelo Conselho Federal de Medicina.
    Os dados colhidos nas últimas três décadas, entre 1980 e 2009, indicam que os médicos estão se concentrando cada vez mais nos centros urbanos. O levantamento mostra também que o país atingiu a marca de 2 médicos para cada mil habitantes em 2012.

Quantidade de médicos por estado: