sexta-feira, 12 de abril de 2013

8ª SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO - Programação desta sexta-feira,12

Esperando na RodÔ
Grupo Sítio do Jeca - Pirassununga-SP
Roteiro e Texto: Henrique Andrielli. Direção: Marco Pavani, Sérgio Machado, Fabiano Carreira e Reinaldo Facchini
Sinopse: Espetáculo resultante do projeto Clowmpira. Neles os temas abordados são: a busca pela realização do sonho, êxodo rural, universo do caipira e do palhaço, aculturação, entre outros, sendo os mesmos sob a ótica do palhaço. Um ator que tem a rodoviária como ponto de partidas e chegadas, local de encontro e despedidas, onde Jeca se encontra sozinho a espera de partir para o sucesso e a fama da cidade grande. Mas não tem a certeza disso, deixa para trás o cotidiano da vida na roça da cidadezinha do interior. Se desencontra de seu primo que o convidara para tentar a vida na capital, se desencontra de si mesmo e ao se ver sozinho, se descobre frágil e ridículo, como a essência do palhaço. As situações que viva na rodoviária imaginária, convida o expectador para uma viagem rumo ao universo do jovem que sonha e carrega consigo, em sua maleta, poesia com cheiro de terra.
Hora: às 10h
Lugar: Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Praia Grande, Centro)
Duração: 45 minutos
Ingressos: 70% para escolas públicas já agendadas; 30% retirar na bilheteria 1 hora antes da apresentação

Brasil Caboco
Inculcaar - MA
Sinopse: Recital poético-musical, consistindo de um monólogo acompanhado por solo de violão de sete cordas e sanfona, do qual os diversos gêneros de cantoria nordestina são apresentados com uma reflexão sobre a originalidade e riqueza das manifestações e criações populares.
Hora:17h
Lugar: Praça Nauro Machado (Praia Grande, Centro)
Ingressos: Entrada Franca

Aurora
Pedro Gabriel Torres - SP

Sinopse: Um homem numa cama dorme. O mundo acontece ao seu redor. Uma música que sempre se repete . será que é ouvida? Um despertador. Será que acordará? Aurora apresenta ao público a imagem de um homem que está eternamente dormindo.
Hora: 17h
Lugar: Largo do Carmo (Praça João Lisboa)
Ingressos: Entrada Franca

Ensótão
Taylon Dyniz e Herivelton Nunes - MA
Texto: Herivelton Nunes.Com Heriverto Nunes e Thaylon Diniz. Luz: Nina Araújo.Sinopse: um espetáculo muito funcional, levando em conta a estética brechtiniana, onde a presença do “distanciamento” torna-se uma constante. O espetáculo foi pensado de uma forma bem simples, pois o mesmo torna-se um espetáculo de bolso, podendo ser apresentado em um palco italiano ou em uma sala. Tendo por base a obra de Ivan Sarney “O Sótão”, os personagens Régis e Barah servem de apoio para os atores, e para as adequações dramáticas do dramaturgo. Sendo que do texto original é utilizado somente a essência do texto, mas o drama gira em torno da condição de crise dos próprios atores.
Em forma de duológo “ENSÓTÃO” utiliza a metalinguagem para tratar do drama de dois atores que confunde-se com o drama de dois personagens e das dúvidas do próprio texto sobre a condição humana e o do sofrimento que é viver.
Hora: 18h
Local: CACEM (Rua Santo Antonio, 161 – centro)
Ingressos: Entrada Franca com retirada 1 hora antes da apresentação

A Caixa
Cia Arte de Doi2 - MA
Direção:Zeca Roland. Criadores e manipuladores dos bonecos: Wlisses Matos e Zeca Roland.
Sinopse: Primeiro espetáculo no Maranhão de teatro lambe-lambe que tem por meta estimular a platéia com ênfase às criações artísticas do teatro de animação. Construído tendo por base a pesquisa do teatro de animação, traz uma analogia entre o mito grego de Pandora e o mito cristão de Eva e explora o universo controverso da curiosidade humana, carregado de ludicidade, de simbologia e de beleza, envolve seus espectadores numa atmosfera de surpresa e encantamento. Pandorinha é uma menina curiosa que pegou escondida a caixa misteriosa de seu pai. Consumida por sua curiosidade, vai precisar de muito autocontrole para vencer as tentações que parecem convidá-la a desvendar os segredos da caixinha.
Hora: 18h
Lugar: Centro de Criatividade Odylo Costa,filho (Praia Grande, Centro)
Duração: 3 minutos e 59 segundos
Ingressos: Entrada Franca com retirada 1 hora antes da apresentação

Enquanto Shakespeare não vem
Cordão de teatro - MA
Texto e direção: Xico Cruz.Com Xico Cruz e Mikaell Carvalho.
Sinopse: Um drama que narra a história de Justus e benigno que estão a espera de Shakespeare e enquanto ele não vem, vão encenado trechos de suas obras. Trata da relação de amor e ódio entre os dois personagens que acreditam no fim de todos os seus problemas e conflitos com a chegada de Shakespeare. Quando percebem que ele não vem, começam a acusar e culpar um ao outro e vão se enfrentando até a autodestruição.
Hora: 19h
Lugar: Teatro Alcione Nazareth

Duração: 45 minutos
Ingressos: Entrada Franca com retirada 1 hora antes da apresentação
 

O que me Toca é meu Também
Cia Instrumento de Ver - Brasília (DF)
Direção: Raquel Karro. Com Júlia Henning e Maíra Moraes
Sinopse:  Um passeio pelo universo da acrobacias aéreas com intercessões na área de dança e teatro. Trajetória cênica que inclui memória, reprodução, imitação e criação. Reverência e reinvenção conduzem o público a lugares dispares quanto uma sala de ensaio no Planalto Central ou uma lona de circo armada no coração de Paris.
Hora: 20h
Lugar: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)
Ingressos: Entrada Franca com retirada 1 hora antes da apresentação