quinta-feira, 11 de abril de 2013

Maranhão se destaca na coleta de assinatura para criação da Rede Sustentabilidade

    A Rede se arma no Maranhão. Na coleta de assinaturas para criação da Rede Sustentatilidade lançada por Marina Silva o estado aparece em destaque no país. Das mais de 120 mil assinaturas coletadas, o Maranhão está na terceira posição entre os estados brasileiros. Segue depois de São Paulo e Rio Grande do Sul.
     Parte do avanço da Rede no estado se deve à mobilização do deputado federal Domingos Dutra, ainda no PT, e da deputada estadual Eliziane Gama, presidente do diretório estadual do PPS.
A parlamentar percorre o estado sedimentando seu partido, mas contribuindo com Marina Silva.
    Ao contrário de Marina Silva, que evita tratar de candidatura à vaga de Dilma em 2014, a deputada estadual tem público seus planos de ir para a Câmara Federal.  As pretensões da ex-candidata a prefeita de São Luís nas eleições de 2012 incendiam vaidades adversárias, principalmente entre os colegas de parlamento. Eis aí o motivo dos deputados puxado o tapete da deputada na CPI da Violência contra a mulher. Presidida pela opaca deputada petista Francisca Primo, a CPI tem presença de Gardênia Castelo (PSDB) na vice-presidência, e do deputado Roberto Costa (PMDB), que tem protagonizado a campanha mais incisiva contra Flávio Dino e seu grupo político na Assembleia Legislativa.
    Segundo os correligionários de partido que renegaram sua candidatura a prefeita em 2012, Eliziane Gama deve declarar apoio à candidato de Dino a governador nas eleições de 2014. Parte do PPS está apostando todas as fichas na candidatura do presidente da Embratur. Ignoram assim a proposta de Terceira Via sugerida pela presidente estadual da legenda apregoada nos encontros promovido pelo PPS pelo interior do Maranhão.
    Por enquanto, o fator Eduardo Campos ainda não é levado em consideração por nenhum dos grupos de oposição ao grupo Sarney no estado.
    O deputado Domingos Dutra, ferrenho opositor da oligarquia, também tem predileção pela candidatura do PCdoB. Dutra deve mesmo sair para disputar pela Rede a única vaga ao Senado aberta com a aposentadoria do senador Epitácio Cafeteira (PTB).