sexta-feira, 28 de junho de 2013

Caprichoso conta a história da migração do bumba-meu-boi para Parintins

   
Caprichoso desenvolve o tema "O Centenário de uma Paixão"
O boi-bumbá Caprichoso comemora cem anos em 2013 no Bumbódromo de Parintins, contando a história da família Cid. Foi um dos membros da família, Roque Cid, que levou o bumbe-meu-boi do Maranhão para a cidade do Amazonas.
    O boi azul e branco remonta ao passado e aponta a história do futuro no tem,a "O Centenário de uma Paixão". Na primeira noite do festival, o Caprichoso conta sua história utilizando recursos da tecnologia.
    No auto da criação, o Caprichoso mostrará como o fundador conseguiu unir as culturas dos povos indígenas, negros e nordestinos na criação do boi mais brasileiro do País. A primeira noite terá como objetivo convidar os brincantes a festejarem o centenário do boi azul e branco.
    Durante a primeira noite está previsto ainda homenagens a pessoas que fizeram parte da história do Caprichoso. Entre as figuras a serem homenageadas há pescadores humildes da região, serigueiros, caboclos ribeirinhos e indígenas de tribos amazônidas.
    “Vamos contar a história de personalidades importantes para o boi nos últimos cem anos. Contaremos a história das pessoas humildes e criativas que apostaram no Caprichoso e transformaram ele na grandiosidade que tem hoje”, disse a presidente do boi azul e branco,Márcia Baranda.
Com informações de A Crítica