segunda-feira, 29 de julho de 2013

Greve no Mateus continua mesmo com lojas abertas

     

Deflagrada na sexta-feira, 26, a greve dos funcionários dos Supermercados Mateus em São Luís (MA) continua. As lojas, porém, reabriram as portas com participação de novos contratados e promotores de vendas, serviço terceirizado pela empresa.

    Reunidos nas imediações da loja do Mateus no bairro da Cohama,  avenida Daniel de La Touche nesta segunda-feira, 29, os funcionários reivindicam reajuste salaria, ticket refeição, plano de saúde, participação em lucros, insalubridade dentre outros direitos. "No Pará o grupo Mateus teve que fazer acordo com os trabalhadores concedendo os mesmos direitos que estamos reivindicando no Maranhão", comparam integrantes do movimento.

    Eles reclamam ainda sobre a cobertura que a mídia vem dando ao movimento de paralisação. Utilizando carros de som e cartazes feitos à mão em cartolinas eles divulgam a pauta de reivindicação. Segundo afirmam a decisão da juíza titular da 5ª Vara do Trabalho em São Luís em arbitrar multa de R$ 15 mil diária ao Sindicato dos Empregados do Comércio de São Luís, Sindcomerciários, não tem sentido. A decisão da Justiça impede que have piquete em frente às lojas do grupo Mateus. "O sindicato está nos apoiando, mas o movimento foi deflagrado pelos funcionários", ressalvam.