quarta-feira, 17 de julho de 2013

Lustre central do Teatro Arthur Azevedo ameaça despencar

    
Lustre do TAA com a luzes apagadas

Símbolo da imponência da casa de espetáculo mais importante de São Luís, o lustre central do Teatro Arthur Azevedo está opaco.Sem o brilho das luzes, a peça decorativa sobre a plateia apresenta sinais de deterioração. Pingentes dos cristais ameaçam espectadores da plateia desavisada. A direção da casa tem conhecimento sobre o estado de conservação do lustre tanto que optou por mantê-lo desligado.
     Há quatro anos o teatro vem sendo dirigido pelo cantor da Cia Barrica (Boi Barrica, Bicho Terra e Natalina), Roberto Brandão. Desde 2009, no período do carnaval o teatro tem fechado as portas para reformas. Da calçada ao fundo do palco há sinais de deterioração por todo canto.
  Na gestão do diretor Fernando Bicudo, o lustre passou a simbolizar o resgate da exuberância arquitetônica da Casa de Apolônia Pinto. Antes do início dos espetáculos, em câmera lenta o lustre subia acompanhado ao som de Also Sprach Zaratrustra (Assim falava Zaratrustra - tema do filme  2001, Uma Odisseia no Espaço), de Richard Strauss. Neste período o teatro de São Luís mereceu uma página do jornal The New York Times. Com equipamento de última geração - de som e imagem -, a casa de espetáculo se comparava às maiores do mundo, sem exagero.