sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Morre no Canadá o Padre Victor Asselin

   
O Padre Victor Asselin faleceu na madrugada desta sexta-feira,23, no Canadá. A ex-deputada estadual Helena Barros Heluy foi uma das primeiras pessoas a ser informada do falecimento do pároco que marcou a recente história política do Maranhão no viés das esquerdas. Teve passagem marcante na Comissão Pastoral da Terra, CPT, CIMI e Cáritas.
    Helena Heluy mantinha contato permanente com o padre mesmo depois que estes se transferiu para o Canadá, de onde era originário, para tratar um câncer.
    Os sites dos principais sistemas de comunicação do estado ignoraram a morte do Padre Victor Asselim, advogado e autor da obra "Grilagem - Corrupçaõ e violência em terras de Carajás" (Editora Vozes).

Instituto Jackson Lago
Nota do Instituto Jackson Lago pela morte do Pe. Victor Asselin

O Instituto Jackson Lago, tomado de profunda surpresa e dor, vem a público dizer de sua tristeza ao receber a notícia do falecimento do nosso querido Pe. Victor Asselin, militante sincero da generosidade humanista e construtor convicto da utopia libertária.

Pe. Victor Asselin, que por muitos anos teve uma destacada jornada de solidariedade às lutas e movimentos sociais do Maranhão, nos deixa um legado extraordinário de amor ao próximo e de solidariedade que devem marcar o cotidiano dos que lutam para construir um mundo novo.

Este Instituto registra o sentimento de dor que, com certeza, abate todos e todas que fazem dos seus sonhos a luta por um mundo novo. Homenagear a memória do nosso querido Pe. Victor Asselin é continuarmos lutando pelo que mais o movia, o amor ao povo, aos pobres, aos oprimidos em suas lutas pela libertação.

Pedimos as orações de todos por ele e agradecemos a solidariedade com a nossa Igreja e com a família, neste momento de sofrimento.

São Luís, 23 de agosto de 2013

Clay Lago, presidente do Instituto Jackson Lago