terça-feira, 15 de outubro de 2013

ANS se imbrica com Unimed São Luís

   
Aviso na ANS no MA: tão precário quanto a saúde pública


Corretor da Amil conversa com funcionário da ANS
    Instalados em uma sala do prédio do INSS na avenida Alexandre de Moura, no centro de São Luís, servidores da Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, tem se restringido a fornecer a relação de planos compatíveis com os ex-segurados da Unimed São Luís e Multiclinas. O primeiro tem adesão de mais de 50 usuários. As duas seguras possuem mais de 70 inscritos. 

    A liquidação da Unimed é líquida e certa. Por outro lado, o consumidor tem que dividir a cruz na via de terror para assegurar a portabilidade extraordinária. Sobre o caso, pouco há o que informar pelos servidores da ANS. 
    A informação corrente no escritório improvisado da ANS no Maranhão é de que os segurados têm somente até o dia 18 para dar um jeito na portabilidade extraordinária. O prazo deixa apreensivo aqueles que fizeram contratos individuais com a Unimed em falência. As opções ofertadas pela agência são quase exclusivamente para contratos coletivos (grupos) ou de empresas. É provável que a data será estendido, mas, enquanto isso, a pressão provoca medidas precipitadas com danos geralmente para o consumidor.
    Na sexta-feira, 11, um corretor da Amil devidamente trajando a indumentário do trabalho trocava ideias com o servidor da ANS. Horas depois, a presença incômoda foi repudiada por outra funcionária da agência reguladora dos planos de saúde. São gestos emblemáticos do desmoronamento, ao menos no estado do Maranhão, daquilo que aparenta ser a tábua de salvação dos que não crêem de maneira alguma na assistência da saúde pública.