quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Phill Veras vai reinuagurar Teatro da Cidade de São Luís

   
O cantor e compositor maranhense Phill Veras, que participou da edição deste ano do Rock in Rio, será a atração de reabertura do Teatro da Cidade de São Luís, órgão da Fundação Municipal de Cultura da Prefeitura de São Luís. O show de Phill Veras será no dia 9 de novembro, às 21 horas, data provável da reinuguração do espaço cultural.
    Em janeiro o artista vai gravar CD e DVD ao vivo no Teatro Arthur Azevedo.
   
Antigo prédio do Cine Roxy inaugurado em 1939
Inaugurado em junho de 2012, o Teatro funciona no antigo prédio do Cine Roxy, conhecido no século passado como cinema das estrelas. Criado pela Lei municipal nº 5.604, de 18 de janeiro de 2012, a obra de restauração do prédio de 1939 foi realizada pela Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Fumph, na administração do prefeito João Castelo (2009-2012), com recursos do PAC Cidades Históricas no valor de R$ 1.239.518,41, sob supervisão da Superintendência regional do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional,Iphan.
    Em abril deste ano, nove meses após a inauguração, o teatro foi interditado pela Func, na gestão do professor Francisco Gonçalves, após desabamento de parte do telhado. Gonçalves conta que por um lance de sorte o telhado não ruiu totalmente. Com o acúmulo de folha de árvores que sombreiam o telhado do antigo Cine Roxy, formou-se uma poço de água de chuva sobre as telhas, cujas goteira acabaram provocando queda do forró. Daí foi descoberta outras irregularidades da construção, além da fiação elétrica e outros problemas estruturais.