segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"É Tudo Verdade" foca "Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro" no Canal Brasil

   
O que faltou no longa metragem de Heitor Dhalia pode ser visto hoje na série do Cananal Brasil "É Tudo Verdade". O documentário "Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro" (2013), de Victor Lopes, conta, por meio de depoimentos, fotos e reportagens de época, o que foi a corrida do ouro no sul do Estado do Pará, para onde foram mais de 100 mil pessoas, nos anos 1980, movidas pelo sonho de enriquecer.
    Entre os entrevistados está Sebastião Curió, major do Exército conhecido por comandar a repressão contra a guerrilha do Araguaia, nos anos 1970. Ele foi enviado a Serra Pelada para organizar o garimpo e impôs regras que mudaram a vida dos moradores. Mais tarde, tornou-se prefeito da cidade batizada com seu nome, Curionópolis. Isso tudo está fora do filme estrelado por Juliano Cazarré e Júlio Andrade, com figurino inverossímil.
    Além das pessoas que largaram tudo para tentar a sorte em Serra Pelada, são ouvidos o empresário Eliezer Batista, pai de Eike Batista e ex-presidente da Companhia Vale do Rio do Doce, o jornalista Ricardo Kotscho, autor do livro "Serra Pelada: Uma Ferida Aberta na Selva", e o fotógrafo Sebastião Salgado, que registrou imagens dos conflitos entre mineradores e a polícia.