sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Roseana Sarney quer prolongar presença da Força Nacional no Maranhão

    O Ministério da Justiça chamou de volta as tropas da Força Nacional de Segurança Pública que desde o dia 13 de outubro  desembarcou no Maranhão para ocupar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Para tentar manter as tropas no estado, a governadora Roseana Sarney foi a Brasília para ter audiência com o ministro José Eduardo Cardoso.
    Três dias antes da tropa chegarem a governadora Roseana Sarney decretou estado de emergência no sistema prisional do estado. Com a medida a governadora dispensou licitações regulares na construção de mais um presídio na capital. O prazo de conclusão da obra seria 180 dias, período de vigência do decreto governamental. Houve também a promessa de construção de unidades prisionais no interior do estado.
    Constantes rebeliões e consequentes assassinatos nas dependências do complexo justificaram a decretação do estado de emergência no sistema. O último motim resultou em nove assassinatos.
    O ministro José Eduardo Cardoso considera que o tempo de permanência da tropa no Maranhão foi suficiente para pacificar o sistema, ou ao menos desarmar os apenados. Habituada a tratar ministros como subalternos, a filha do senador José Sarney (PMDB-AP) pode tropeçar no êxito do pleito, mesmo sendo justificável.