segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cícero Dias é personagem na Mostra de Cinema de Tiradentes

A terceira noite de exibições da Mostra de Cinema de Tiradentes foi bastante movimentada. Primeira obra de ficção de Paulo SacramentoRiocorrente abriu a noite no Cine Tenda oferecendo uma perspectiva bem diferente e repleta de alegorias sobre o dia a dia frenético na grande metrópole, no caso São Paulo. O longa conta com boas atuações de Simone Iliescu e mostra um comprometimento estético do diretor de Prisioneiro da Grade de Ferro.

Na sequência foi apresentado o documentário Passarinho lá de Nova Iorque, em que Murilo Salles (Nome Próprio) acompanha a rotina do cineasta maranhense Cícero Filho, conhecido no nordeste pelo trabalho em Ai Que Vida!. Cícero, que marcou presença em Tiradentes, é um personagem e tanto, arrancando risos do público, mas também chamando atenção por sua paixão pelo cinema. No filme, vemos o diretor tentando refilmar cenas de seu próximo trabalho, Flor de Abril, ao mesmo tempo em que lida com a falta de dinheiro e estrutura.

Ao mesmo tempo, o Cine Praça recebia Olho Nu, doc de Joel Pizzini sobre o astro da música brasileira Ney Matogrosso. O longa aborda boa parte da trajetória do artista, mostrando seu começo no Secos & Molhados até alcançar o sucesso na carreira solo.

Para fechar a noite, foi exibido Amor, Plástico e Barulho, produção pernambucana premiada no Festival de Brasília de 2013. Dirigido por Renata Pinheiro, o longa investiga a cena brega de Pernambuco. Conta com atuações incríveis de Maeve Jinkings e Nash Laila, que se entregam totalmente no filme.